Estado do Espírito Santo


O Estado do Espírito Santo está localizado na região Sudeste do Brasil. A capital é Vitória e a sigla ES. Quem nasce no Espírito Santo é chamado de capixaba.

A população capixaba é de aproximadamente 3,5 milhões de habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O Espírito Santo tem 78 municípios que compartilham um território de 46.096.925 quilômetros quadrados.

As cidades mais importantes são: a capital Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Cachoeira do Itapemirim.

Estado do Espírito SantoBandeira do Estado do Espírito Santo

Economia

A economia do Espírito Santo é baseada, principalmente, na agricultura e indústria. Parte significativa do rendimento também está na extração mineral das reservas de petróleo, de gás natural e de calcário.

Os produtos de maior destaque são o café, arroz, milho, feijão, abacaxi, cacau, mandioca e mamão. Na criação de animais, destacam-se bois, suínos e aves.

História

A área hoje ocupada pelo Estado do Espírito Santo foi doada pela coroa portuguesa a Vasco Fernandes Coutinho. O fidalgo português chegou à capitania em 23 de maio de 1535. Como era domingo, a região foi batizada com o nome Espírito Santo.

Até o século XVII, a área foi alvo de guerras entre portugueses e indígenas. Franceses, ingleses e holandeses promoveram diversas invasões na região, que era parte do território baiano.

Nesse período foram criados engenhos de açúcar que possibilitaram a instalação dos primeiros povoados. A região cresceu, mas a economia, baseada na agricultura e comércio, enfraqueceu e a Coroa retomou a administração.

Foi em 1810, que o Espírito Santo adquiriu autonomia. Em 1823, a região passou a atrair imigrantes alemães, suíços, açorianos e holandeses.

Após o fim da escravidão, em 1888, imigrantes italianos também integraram as correntes migratórias que tiveram o pico entre 1892 e 1896. Os italianos contribuíram para a retomada do crescimento das lavouras de café.

O desempenho agrícola é que originou o nome capixaba, que na língua tupi significa terra boa para lavoura.

Relevo

O território capixaba é dividido entre o litoral, planalto e a costa atlântica. Na região serrana está localizada a serra da Chibata e o Pico da Bandeira, com 2.890 metros de altura. É o terceiro maior pico do País.

O clima do Espírito Santo é de influência tropical úmido. A temperatura média anual é de 23º C.

O rio mais importante é o Doce, cuja nascente está em Minas Gerais e percorre 944 quilômetros ao longo do Espírito Santo. Os demais rios que integram a bacia capixaba são o São Mateus, Itaúna, Itapemirim, Jucu, Itabapoana e Mucurí.

Turismo

A disponibilidade de riquezas naturais do Espírito Santo permite a ampla exploração do ecoturismo. Entre os principais pontos turísticos estão as praias, picos, a gruta da Onça – na Mata Atlântica –, a Ilha do Frade e a Ilha do Boi. Todos localizados em Vitória, onde também está o Parque Moscoso.

O estado também oferece piscinas naturais para tratamento em águas termais e um vasto patrimônio cultural. São museus e construções do período colonial que resistem ao tempo. Entre os destaques está Guarapari, surgida a partir de uma missão fundada pelo Padre Anchieta, em 1585.

Cultura

A cultura capixaba é um misto de influências europeias e indígenas. As principais festas remontam à tradição alemã e portuguesa.

Continue a estudar! Leia: