Distrito Federal

Juliana Bezerra

O Distrito Federal (DF) está localizado na região Centro-Oeste e é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Sua sede é a cidade de Brasília, capital do país desde 1960.

Trata-se de um território autônomo sendo a única unidade de federação do país que abrange a cidade de Brasília, onde está localizada a sede do governo. Ele está dividido em 31 regiões administrativas, denominadas de cidades-satélites.

Dados Gerais

  • Sigla: DF
    Capital: Brasília
  • Gentílico: quem nasce no Distrito Federal é brasiliense
  • População: 3.039.444 habitantes (IBGE, 2017)
  • Extensão Territorial: 5.779,997 km² (IBGE, 2016)
  • Densidade Demográfica: 444,66 habitantes por km² (IBGE, 2010)
  • Número de Municípios: 1
  • Data de Aniversário: 21 de abril
  • Economia: agricultura, pecuária, comércio, serviços e indústria (extrativista, transformação, transporte, pesqueira e alimentícia)
  • Clima: tropical
  • Principais Rios: Preto, Paranoá e São Bartolomeu

Bandeira

Como todos os estados brasileiros, o Distrito Federal tem sua bandeira, criada em 1969 pelo escritor Guilherme de Almeida.

Bandeira Distrito Federal

Trata-se de um retângulo branco com um escudo verde-oliva e uma cruz estilizada, em amarelo, que remetem aos quatro pontos cardiais e às flechas indígenas. Essas cores foram especialmente escolhidas porque remetem também às da bandeira do Brasil.

História

Brasília foi desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, projetada por Lúcio Costa (1902 -1998) e sua construção começou no governo Juscelino Kubitschek.

A vontade de transferir a capital para o interior do país era uma ideia que surgiu muito antes, na época da independência do Brasil. O nome Brasília foi sugerido por José Bonifácio, em 1823. Inclusive, este foi o nome de uma de suas filhas.

O objetivo era levar o Distrito Federal, ou seja, a capital, para uma área longe do mar e, assim, povoar o sertão e evitar ataques externos.

As coordenadas geográficas teriam surgido em um sonho de João Bosco, um religioso italiano. E, finalmente, em 1891, o projeto de transferir a capital federal foi incluída na Primeira Constituição do República do Brasil.

A pedra fundamental da cidade foi lançada em 1922, o projeto de construção iniciado em 1956 e sua inauguração se daria em 21 de abril de 1960.

Marco Zero de Brasília - Arquivo Público do DF
Marco Zero de Brasília - Arquivo Público do DF

De traçado arrojado, a cidade tem a forma de um avião. Entre os principais edifícios construídos por Niemeyer estão o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, Palácio da Alvorada, Supremo Tribunal Federal e a Catedral de Brasília.

Principais Características

O Distrito Federal é um estado brasileiro assim como Bahia, Rio de Janeiro ou Paraná, mas é formado por uma única cidade: Brasília.

Este status dados à capitais de um país ocorrem em várias partes do mundo como Washington (EUA) ou Buenos Aires (Argentina). Igualmente, aconteceu no Brasil, quando o Rio de Janeiro era a capital do país.

Mapa

Mapa Distrito Federal

Cultura

A cultura de Brasília é uma miscelânea do país, com destacada influência nordestina e mineira. Dessas duas regiões partiram os trabalhadores que atuaram nos canteiros de obra do Distrito Federal e ficaram conhecidos como "candangos".

Brasília tem 112,2 quilômetros quadrados tombados como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1987.

Por ser uma cidade jovem, sua tradição está ligada à arquitetura moderna. Entre os principais monumentos destacam-se: o Museu Nacional Honestino Guimarães, o Memorial dos Povos Indígenas, o Centro da Dança e a Biblioteca Nacional.

Nos anos 80, bandas de rock como "Legião Urbana" e cantoras como Cássia Eller, oriundos de Brasília, renovaram o cenário musical brasileiro.

Economia

Atualmente, o setor de serviços corresponde a 71% da economia brasiliense, pois é uma cidade que concentra os órgãos do governo federal, embaixadas e universidades.

Também é marcante a oferta de serviços ligados à cultura, como o teatro, dança, moda e produções artísticas.

Nem sempre foi assim, pois no período da edificação da cidade, a construção civil era a responsável por 90% dos postos de trabalho.

Clima

Brasília está sob a influência do clima tropical. A temperatura média anual é de 22 ºC e os termômetros variam de 13 ºC a 28 ºC.

Por estar situada em uma região de cerrado, a umidade relativa do ar é baixa na maior parte do ano. No período de seca, que vai de maio a setembro, a umidade média é de 10%. Somente no período compreendido entre outubro e maio, é que a umidade sobe para 70% no pico da chuva.

Fauna e Flora

Distrito Federal ipe
Um ipê roxo enfeita a cidade de Brasília. Ao fundo, a catedral

A flora e fauna do Distrito Federal evidenciam a localização no bioma cerrado. São espécies de plantas e animais com a capacidade de sobreviver ao clima extremamente seco.

Existem hoje, na região, cerca de 11,6 mil espécies de plantas catalogadas. Entre as mais exuberantes está o Ipê, nas cores branco, roxo, amarelo e azul.

O Ipê floresce no Inverno e é um símbolo do Cerrado e das principais cidades da região Centro-Oeste. Também marcam a paisagem exemplares de pindaíba, pau-brasil, buriti e paineiras.

A fauna é composta por cerca de 199 espécies de mamíferos, além de 1,2 mil peixes, 150 anfíbios, 837 aves e 180 répteis.

Leia mais:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.