Clima da Região Centro-Oeste


O clima da região centro-oeste do Brasil é o clima tropical semiúmido. Lembre-se que a região centro-oeste é a segunda maior do país, depois da região norte.

Ela abrange três estados do Brasil (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, além do Distrito Federal) e é a única que não é banhada pelo mar .

Entre os meses de março a outubro a região centro-oeste recebe muita chuva e nos meses de abril a setembro predomina um clima seco.

Logo, o inverno na região é seco e apresenta temperaturas amenas. Já o verão é quente e chuvoso. As temperaturas podem variar de 40º C nos meses mais quentes e cerca de 15º C nos meses mais frios.

Saiba mais sobre a Região Centro-Oeste.

Características do Clima

O clima tropical é o predominante na região, sendo suas principais características:

  • Temperaturas elevadas
  • Alto índice pluviométrico (chuvas) no verão
  • Duas estações bem definidas (seca e chuvosa)
  • Elevada amplitude térmica
  • Verão quente e chuvoso
  • Inverno ameno e seco

Atenção!

Embora o clima tropical semiúmido seja o mais predominante na região, no Planalto Central o clima é o tropical de altitude.

Nos meses mais frios pode ocorrer a precipitação de geada devido a elevação do local que pode atingir altitudes superiores a 1000 metros.

Na região da Floresta Amazônica (norte do Mato Grosso), o clima predominante é o equatorial úmido, com elevadas temperaturas e alto índice pluviométrico (chuvas).

Saiba mais sobre o tema, com a leitura dos artigos:

Relevo e Vegetação da Região Centro-Oeste

Grande parte da região está localizada no Planalto Central (Goiás e Distrito Federal). Além dele há o Planalto Meridional (Mato Grosso do Sul e Goiás) e a Planície do Pantanal (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

A vegetação predominante da região centro-oeste é o cerrado. Inclui árvores tortuosas (troncos e galhos retorcidos) e presença de gramíneas.

No norte do Mato Grosso encontramos parte da Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo. Além dela, parte da região é coberta pela maior planície alagada do mundo: o Pantanal.

Quanto à hidrografia, a Região Centro-Oeste é banhada por diversos rios. Eles fazem parte da Bacia Amazônica, Bacia Tocantins Araguaia, Bacia do Paraná e da Bacia do Paraguai. Destacam-se os rios: Xingu, Jurema, Tocantins-Araguaia, Paraná, Parnaíba e Paraguai.

Quer saber mais sobre o clima de outras regiões do Brasil? Acesse: