Clima da Região Sul


O clima da Região Sul do Brasil é de influência subtropical, temperado e tropical. As estações do ano são bastante diferenciadas nesta região do País, onde não são raros os eventos de geada e, até neve, cuja ocorrência depende do relevo.

A região Sul é a mais fria do País, principalmente na região do planalto serrano localizado no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

No Paraná, principalmente no norte, o clima é tropical, fazendo com que a maior parte do ano se concentre na estação verão. Nos demais estados, as estações são bem delimitadas e sofrem a influência da posição geográfica.

Leia também:

Relevo

O relevo está entre os fatores climáticos que mais influenciam o clima da região Sul.

A temperatura média varia entre 14ºC e 22º. Nas regiões acima de 1,1 mil metros acima do mar, permanece em torno de 10º. Alcança 24º nas regiões dos rios Paraná, Paranapanema, Ibicuí e Jacuí.

Já nas regiões mais baixas, como os vales, a temperatura pode atingir os 40ºC no verão. O mesmo ocorre no litoral.

Nas regiões mais baixas, predomina o clima subtropical. Já na porção central do Paraná e na região serrana de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, as temperaturas costumam cair abaixo de 0ºC, havendo o surgimento de geada e neve.

A temperatura atinge os 10ºC nas regiões com altitudes acima de 1.100 metros e permanecem em média entre 20ºC e 22ºC durante o ano.

Nas regiões de planalto, a média anual oscila entre os 24ºC e 27ºC, enquanto nas regiões mais baixas permanecem entre 30ºC e 32ºC.

Saiba mais sobre a Região Sul: