Clima da Região Norte


O clima da região norte engloba dois tipos: Equatorial e o Tropical.

Isso porque a região norte é a maior das cinco regiões do Brasil. Ela abrange sete estados do país: Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e Tocantins.

Embora apresente mais de um tipo de clima, o clima predominante na região é o clima equatorial com elevadas temperaturas e umidade quase o ano todo.

Os meses de maior índice pluviométrico são de dezembro a maio. Por sua vez, em alguns meses do ano (de junho a novembro) há um período mais seco.

Relevo e Vegetação da Região Norte

A vegetação da região norte influencia diretamente no clima, sendo grande parte abrangida pela Floresta Amazônica (cerca de 80% da região Norte). É considerada a maior Floresta Tropical do mundo.

Suas principais características são uma floresta fechada com a presença de árvores altas e pouca vegetação rasteira. O clima é quente e a umidade constante e elevada. A biodiversidade da Floresta Amazônica é muito grande, com uma extensa fauna e flora.

A região está localizada na planície amazônica que permanece alagada em grande parte do ano. Ela abriga a maior rede fluvial da terra. Além da planície de inundação (várzeas), há o planalto amazônico e presença de escudos cristalinos.

Quanto à Hidrografia, os rios mais importantes da região são o rio Amazonas e o rio Tocantins. Vale lembrar que a região norte apresenta a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica.

Saiba mais sobre o tema com a leitura dos artigos:

Características do Clima

Clima Equatorial

Recebe esse nome pois esse clima tem incidência nas regiões que estão próximas à linha do Equador. Na região norte do Brasil, o clima equatorial pode ser úmido e semiúmido e predomina na região da Floresta Amazônica.

No verão as temperaturas podem chegar a 35°C durante o dia, sendo que as chuvas são maiores. Já no inverno a temperatura gira em torno de 20°C, durante a noite, e o índice pluviométrico é menor.

As principais características do clima equatorial:

  • Temperaturas elevadas (média de 25°C)
  • Alto índice pluviométrico (chuvas)
  • Elevada umidade
  • Ventos leves
  • Baixa amplitude térmica (em torno de 3ºC)

Clima Tropical

O clima tropical recebe esse nome pois tem incidência nas regiões que ficam perto dos trópicos (Câncer e Capricórnio).

Na região norte, além do clima equatorial, é notória a presença do clima tropical úmido (na parte sudeste do Pará e no Estado do Tocantins). O inverno é seco e o verão é úmido.

As principais características do clima tropical:

  • Temperaturas Elevadas (média de 25°C)
  • Umidade Elevada
  • Duas estações bem definidas (seca e úmida)

Que saber mais sobre o clima? Leia também os artigos:

Quer saber sobre os climas de outras regiões? Acesse os artigos: