Amplitude Térmica


A amplitude térmica é a diferença entre a máxima e a mínima temperatura de algum local e num determinado período de tempo. Quando essa diferença é grande dizemos que a amplitude térmica é alta.

Por outro lado, se a diferença entre a mínima e a máxima é pequena, dizemos que a amplitude térmica é baixa. Lembre-se que ela varia muito de região para região e até de cidade para cidade.

Como Calcular a Amplitude Térmica?

A amplitude térmica é calculada num determinado período de tempo. Ou seja, ela pode ser calculada durante o período de um ano (amplitude térmica anual), um mês (amplitude térmica mensal), ou mesmo durante um dia (amplitude térmica diária).

A amplitude térmica anual é calculada pela diferença entre a temperatura média do mês mais quente e a temperatura média do mês mais frio.

Da mesma maneira, a amplitude térmica mensal é calculada pela diferença entre a média do dia mais quente e a temperatura média do dia mais frio.

Sendo assim, para calcular a amplitude térmica basta calcular a diferença entre a máxima e a mínima temperatura, por exemplo:

Se durante um dia a temperatura máxima é de 30 °C e a mínima é de 10 °C, a diferença entre as temperaturas é de 20 °C. Nesse caso, dizemos que a amplitude térmica diária é alta.

AT = 30 °C - 10 °C = 20 °C

No entanto, se a temperatura máxima é de 30 °C e a mínima é de 25 °C, a diferença entre elas é de somente 5 °C. Portanto, a amplitude térmica é baixa.

AT = 30 °C - 25 °C = 5 °C

No Brasil, os estados do norte e nordeste geralmente apresentam uma amplitude térmica baixa. Isso porque os climas tropical e equatorial que atuam na região são caracterizados por altas temperaturas o ano todo.

Já os estados do sudeste, sul e centro-oeste em algumas estações do ano apresentam uma amplitude térmica alta, sobretudo no inverno.

Saiba mais sobre os Climas do Brasil.

A amplitude térmica diária nos desertos, por exemplo, é muito alta. Ou seja, durante o dia pode atingir altas temperaturas, perto dos 45 °C, e durante à noite a temperatura cai drasticamente, e em alguns locais pode chegar perto do 0 °C.

Isso acontece pelo tipo de relevo e vegetação do local. Além do clima e das massas de ar que atuam na região. No deserto, por exemplo, a vegetação é pouca e rasteira, o que faz com que as massas de ar não tenham uma “barreira” natural que as impeça.

Fatores que Influenciam a Amplitude Térmica

Muitos fatores influenciam a amplitude térmica, a saber:

Veja também sobre os Fatores que Influenciam o Clima e os Agentes do Relevo.