Maritimidade e Continentalidade


A Maritimidade e a Continentalidade são dois conceitos da geografia que designam fatores climáticos que ocorrem pelo movimento das massas de água dos mares e oceanos, os quais interferem diretamente no clima (temperatura, umidade, etc) das regiões do globo.

Contudo, há uma diferença entre eles, uma vez que a maritimidade ocorre nas regiões litorâneas, as quais apresentam menor amplitude térmica (variação de temperatura), enquanto a continentalidade, sucede no interior dos continentes, ou seja, nas áreas localizadas mais distantes dos litorais, as quais apresentam maior amplitude térmica.

Para saber mais, veja o artigo: Correntes Marítimas

Diferença entre a Maritimidade e a Continentalidade

Os conceitos de maritimidade e continentalidade geram muitas dúvidas que devem ser esclarecidas. Primeiramente vale destacar que muitos fatores influenciam no clima das regiões, e um deles é a distância das regiões litorâneas.

Dessa forma, as áreas que estão situadas mais próximas do litoral, são caracterizadas por apresentarem maiores precipitações em relação as áreas que estão mais próximas do continente.

Isso explica a diferença entre o calor específico da água e da terra, na medida em que o processo de aquecimento das enormes massas de águas dos mares e oceanos, possuem maior capacidade de conservação e retenção do calor (recebido pela incidência dos raios solares), em detrimento das águas encontradas nas áreas continentais (em menor quantidade), posto que a terra perde calor mais rapidamente do que a água.

Assim, o aquecimento das imensas massas marítimas provoca a evaporação da água, que, por sua vez, se condensam e precipitam em forma de chuvas.

Nesse caso, podemos observar que as regiões mais afastadas do litoral, influenciadas pela continentalidade, apresentam maior variação de temperatura em comparação às regiões litorâneas.

Portanto, podemos constatar que quanto maior for a maritimidade do local, menor será sua amplitude térmica, ou seja, a diferença entre a menor e maior temperatura. E ainda, há de observar que onde o fator da continentalidade age, possui maior contraste entre as temperaturas de inverno e verão e entre dias e noites

Em resumo, podemos definir os dois conceitos da seguinte maneira:

  • Maritimidade: é um fator climático o qual se define pela proximidade em que se encontra dos mares e oceanos, de modo que apresentam maior umidade e índice pluviométrico, e por sua vez, menor variação de temperatura.
  • Continentalidade: é um fator climático determinado pela distância que se encontra dos mares e oceanos, de modo que apresentam baixo índice pluviométrico e umidade, e além disso, maior variação de temperatura.