Corrente do Golfo


A Corrente do Golfo (do inglês, Gulf Stream) é uma corrente marítima quente do Oceano Atlântico norte que surge no Golfo do México, daí seu nome.

Trata-se de uma das correntes marítimas mais conhecidas e importantes, sendo caracterizada como uma das mais fortes e intensas.

Essa corrente é responsável pelo aquecimento de águas, uma vez que surge numa zona intertropical. Ela cruza o Oceano Atlântico e segue em direção aos locais com temperaturas frias ou em zonas temperadas.

Localização da corrente do Golfo

A corrente do Golfo surge próxima ao Golfo do México, passa pelo canal da Flórida, entre a Flórida e Cuba, e segue em direção à Europa.

corrente do golfo localização
Localização das corrente marítimas no mundo

Importância da corrente do Golfo

A corrente do Golfo interfere no clima do continente europeu, sendo empurrada pelos movimentos dos ventos em direção ao norte da Europa.

Assim, ela aquece a porção da Europa ocidental (Noruega, Irlanda, Grã-Bretanha) e evita, dessa maneira, o congelamento de determinadas áreas.

Já que é uma das mais intensas, a superfície da Corrente do Golfo é responsável por arrastar milhões de algas e seres marinhos, numa temperatura de aproximadamente 28º.

Atualmente, um dos grandes problemas enfrentados pela Corrente do Golfo tem sido o aquecimento global. Isso porque ocorre o derretimento das geleiras no Ártico, levando ao acúmulo de gelo nas superfícies. Assim, é diminuído sua intensidade, de forma que desacelera o movimento circular das águas.

Cientistas tem comprovado a diminuição de seu fluxo ou perda da intensidade em determinadas áreas próximas ao continente europeu, indicando uma possível era glacial.

Sendo assim, a diminuição de sua capacidade altera as temperaturas de locais tal qual o noroeste da Europa, resfriando a região.

O que são as correntes marítimas?

As correntes marítimas ou oceânicas são imensas porções de água que se deslocam nos oceanos e mares, influenciando diretamente no clima das regiões do Globo.

No caso da Corrente do Golfo, o fluxo de suas águas é obtido pela união das águas geladas que descem ao fundo do oceano. Ela parte da superfície no Ártico com água quente vinda do sul.

Curiosidades sobre a corrente do Golfo

  • Parte da Corrente do Golfo ocorre no Mar das Antilhas.
  • O fluxo de águas da corrente do golfo é muito intenso. Ele tem cerca de 100 vezes o fluxo de todos os rios do mundo.
  • Com o problema do aquecimento global, estudos atuais apontam que a Corrente do Golfo está atuando cerca de um quarto (¼) de sua capacidade total nos últimos anos.