Oceano Índico


O Oceano Índico é o mais novo (formado na Era Mesozoica) e o menor oceano do planeta com área aproximada de 74 milhões de km². Recebe esse nome em referência as rotas comerciais desenvolvidas no Mar da Índia.

Oceano ÍndicoOceanos do Mundo

O Oceano Pacífico é o maior oceano do mundo, seguido do Atlântico. Alguns estudiosos consideram que o planeta abriga cinco oceanos, a saber:

Saiba mais sobre os Mares e Oceanos do Mundo.

Características e Importância

O Oceano Índico corresponde a 20% da superfície terrestre e está localizado entre quatro continentes: África (oeste), Ásia (norte), Oceania (leste) e Antártica (sul). De acordo com isso, ele situa-se numa zona de convergência entre as placas tectônicas, o que deixa a região propícia para a ocorrência de diversos eventos como os tsunamis.

Ele banha diversos países do mundo: Austrália, África do Sul, Moçambique, Egito, Sudão, Quênia, Somália, Tanzânia, Israel, Jordânia, Iraque, Irã, Paquistão, Arábia Saudita, Índia, Tailândia, Indonésia, Timor-leste, dentre outros.

Possui uma profundidade média de cerca de 4 mil metros, sendo que nos locais mais profundos (Fossa de Java) pode atingir aproximadamente 7 mil metros.

Alguns mares (porções de água salgada menores que os oceanos) fazem parte do Oceano Índico, dos quais se destacam: Mar Vermelho, Mar Arábico, Mar da Indonésia.

Além disso, o Índico abriga diversas nações insulares importantes, a saber: Madagascar, Maurícia, Seicheles, Maldivas, Cocos, Natal, Sri Lanka, Java, Sumatra, dentre outras.

O local é atingido pelas Monções, ou seja, a mudança de correntes eólicas (ventos) os quais sopram no sentido sudoeste no verão, e noroeste no inverno. As moções influenciam diretamente nas correntes marítimas e nos climas da região: o tropical e o temperado.

Desde da antiguidade ele possui grande importância socioeconômica, para navegação, transporte de pessoas e mercadorias, visto que foi um local de desenvolvimento de diversas rotas marítimo-comerciais. Ademais, a atividade pesqueira é muito desenvolvida na região.

Problemas Ambientais

O Oceano Índico possui uma enorme biodiversidade, no entanto, vem apresentando diversos problemas ambientais nas últimas décadas sobretudo, pela poluição de suas águas causadas principalmente pelo derramamento de petróleo e de produtos químicos.

Curiosidade: Você Sabia?

Oceano ÍndicoLocalização da Ilha de Madagascar

A maior ilha do Oceano Índico é a Ilha de Madagascar, um país insular situado na costa sudeste do continente africano.

Ela é a quarta maior ilha do mundo (com extensão aproximada de 588 mil km²), ficando atrás da Groenlândia, Nova Guiné e Bornéu.

Madagascar abriga uma população aproximada de 20 milhões de habitantes e sua capital é Antananarivo.