Oceano Atlântico


O Oceano Atlântico é um dos oceanos presentes no planeta Terra e o segundo maior do mundo, depois do Oceano Pacífico.

Oceano AtlânticoOceanos do Mundo

Seu nome está associado com um Titã da mitologia grega, chamado “Atlas”. Alguns estudiosos consideram que há cinco oceanos no mundo, a saber:

Saiba mais sobre os Mares e Oceanos do Mundo.

Características e Importância

O Oceano Atlântico banha diversos países do mundo, e está localizado entre três continentes: América, a leste e Europa e África, a oeste. Suas águas correspondem a 20% da superfície terrestre e a maioria dos rios do planeta deságuam nele. A costa do Brasil é banhada pelo Oceano Atlântico.

O Atlântico está conectado aos oceanos: Oceano Ártico (norte); Oceano Pacífico (sudoeste); Oceano Índico (sudeste); e Oceano Antártico (Sul).

Com uma área aproximada de 106 milhões de km² e uma profundidade máxima de 7.750 metros, ele está dividido em duas partes. Assim, dependendo de sua localização recebe o nome de Atlântico Norte (acima da linha do Equador) e Atlântico Sul (abaixo da linha do Equador).

Vale lembrar que os mares são diferentes dos oceanos, posto que são menores e fechados, enquanto os oceanos são enormes e abertos.

Feita essa observação, alguns mares fazem parte do Oceano Atlântico, por exemplo, o Mar Mediterrâneo, o Mar do Norte, Mar Negro, Mar Báltico, Mar da Noruega e o Mar das Antilhas.

Diversas ilhas estão espalhadas pelas águas do Atlântico, das quais se destacam: Ilhas Canárias, Arquipélago dos Açores, Ilha da Madeira, Ilha de Cabo Verde, dentre outras.

Possui grande importância econômica uma vez que nele ocorrem os maiores fluxos comerciais (exportação e importação) do mundo. Além do transporte de mercadorias, o turismo e o transporte de pessoas tem sido uma atividade bastante desenvolvida.

A pesca que ocorre em todo o oceano, alimenta grande parte da população mundial. Ao explorar suas águas, já foram encontradas diversas reservas de petróleo e gás natural.

Além de sua importância econômica ele apresenta grande relevância na história do mundo, visto que permitiu o encontro entre os habitantes de diferentes continentes na época das colonizações, o desenvolvimento do comércio, dentre outros.

Vale ressaltar a importância dos oceanos no mundo posto que são essenciais para o equilíbrio ambiental. Além de regularem o clima e a temperatura do planeta, eles produzem grande parte do oxigênio através das algas que possui.

Problemas Ambientais

Os oceanos são ecossistemas aquáticos que contém uma grande biodiversidade de vegetais e animais. No entanto, a pesca excessiva, poluição das águas, perda de espécies vegetais e animais, exploração desenfreada de minerais tem sido alguns dos problemas que durante as últimas décadas o Oceano Atlântico vem sofrendo.

Com as mudanças climáticas (aquecimento global, efeito estufa, chuva ácida, etc.), as alterações dos níveis dos oceanos estão sendo avaliadas por diversos pesquisadores, decorrente do derretimento das calotas polares. Eles alertam para o desenvolvimento sustentável das nações de todo o mundo e ações conscientes por partes de todos.

Curiosidade: Você Sabia?

Oceano AtlânticoLocalização da Groenlândia

A maior ilha do mundo é a Groenlândia com aproximadamente 2 milhões de Km2. Ela está localizada no hemisfério norte do planeta e parte da ilha é banhada pelo Oceano Atlântico.

Leia mais em Triângulo das Bermudas