Oceano Glacial Ártico


O Oceano Glacial Ártico (ou simplesmente Oceano Ártico) é o menor oceano do mundo com cerca de 14 milhões de km². Além disso, é o oceano mais raso, com uma profundidade média de 1050 metros e máxima de 5500 metros, e o que apresenta menor salinidade.

Oceano Glacial ÁrticoOceanos do Mundo

Está localizado no hemisfério norte, na parte mais setentrional do globo, na região do polo norte (círculo polar ártico). É considerado como um deserto, devido as condições inóspitas e hostis que apresenta, sendo quase 15 vezes menor que o Oceano Pacífico, o maior do mundo.

Saiba mais sobre o Ártico.

Classificação dos Oceanos

Segundo a classificação mais aceita entre os estudiosos, o planeta Terra é formado por cinco oceanos, a saber:

Saiba mais sobre os Mares e Oceanos do Mundo.

Características e Importância

O Oceano Glacial Ártico, que contém cerca de 1% da água marinha da Terra, cobre 3% da superfície terrestre e recebe as águas do Atlântico e do Pacífico.

Parte de alguns países (Europa, Ásia e América do Norte) são banhados pelo Ártico: Alasca, Canadá, Groenlândia, Islândia, Rússia e Escandinávia. Grande parte de suas águas ficam congeladas durante o inverno, diminuindo a quantidade de gelo no verão.

O clima predominante na região é o clima polar com baixa umidade e temperaturas negativas na maior parte do ano, podendo atingir até -60ºC. Diversos icebergs (gigantescas massas de gelo) compõem a paisagem do Ártico. No local, é possível visualizar o fenômeno da aurora boreal.

Note que os mares e oceanos são conceitos distintos, posto que os mares são menores e menos profundos que os oceanos. Assim, os principais mares que fazem parte do oceano ártico são: Mar da Groenlândia, Mar do Labrador, Mar Siberiano Oriental, Mar de Barents‎, dentre outros.

Embora a fauna do ártico seja restrita devido as condições hostis que apresenta, é possível encontrar no local ursos e ainda uma variedade de animais marinhos: focas, morsas, baleias, leões marinhos, peixes, etc.

O Oceano Glacial Ártico tem grande importância ambiental uma vez que influencia diretamente no clima do mundo.

No entanto, o derretimento das calotas polares das últimas décadas, causada sobretudo pelo efeito estufa e o aquecimento global, tem sido um dos maiores problemas de elevação das massas de água no planeta.

Isso causa grande impacto nos ecossistemas, desde perda de espécies vegetais, animais e ainda, as inundações. Além disso, a poluição das águas e caça e pesca desenfreada tem causada problemas ao equilíbrio do ecossistema. Podemos apontar o risco de extinção das baleias que vivem no Ártico.

Curiosidade: Você Sabia?

O vocábulo Ártico provém do Grego “arktos” e significa urso. O termo faz referência a constelação Ursa Maior, localizada no hemisfério norte.