Oceano Pacífico


O Oceano Pacífico é o mais antigo, maior e mais profundo oceano do mundo. Possui área total de 180 milhões de km² e profundidade média de 4 mil metros, sendo que nos locais mais profundos (Fossa das Marianas) pode chegar a 11.000 metros.

Oceano PacíficoOceanos do Mundo

Isso faz com que seja o oceano menos explorado do mundo e que ainda abriga muitos mistérios sobre a fauna e a flora que lá vivem.

Seu nome foi cunhado pelo explorador português Fernão de Magalhães no século XVI que o considerou mais calmo que o Atlântico e por isso, “pacífico”.

Alguns estudiosos consideram que o mundo abriga cinco oceanos, a saber:

Saiba mais sobre os Mares e Oceanos do Mundo.

Características e Importância

O Oceano Pacífico corresponde a 1/3 do planeta Terra e está situado entre América (leste), Ásia e Oceania (oeste) e Antártida (sul).

Ele banha diversos países do mundo, com destaque para Austrália, Canadá, Estados Unidos, Chile, Peru, Colômbia, Equador, Costa Rica, Panamá, México, Nova Zelândia, Hong Kong e Polinésia Francesa.

Alguns mares do planeta (porções menores, fechadas e menos profundas que os oceanos) fazem parte do Oceano Pacífico dos quais se destacam: Mar das Filipinas, Mar de Bering, Mar de Java, Mar da China e Mar do Japão.

Além disso, muitas Ilhas fazem parte do Oceano Pacífico, aproximadamente 25 mil, das quais se destacam: Indonésia, Filipinas, Japão e Ilha de Páscoa. A melanésia, micronésia e polinésia são os nomes de três conjuntos de ilhas que o Pacífico abriga e estão situada na Oceania.

O Círculo de Fogo do Pacífico (Anel de Fogo) é uma região do oceano em que ocorrem muitos terremotos e vulcões, posto que apresenta diversos movimentos das placas tectônicas: do Pacífico, das Filipinas, da Eurasiana, da Indiana, de Nazca e a placa tectônica Norte Americana.

Seu nome está associado ao desenho que forma no oceano, um grande anel localizado próximo de diversos países: Alasca, Japão, Indonésia, Tailândia, Filipinas, Malásia, Nova Zelândia, México, Panamá, Colômbia, Chile, dentre outros.

O Oceano Pacífico apresenta grande importância econômica, uma vez que possui grande biodiversidade e ainda, diversos minerais. É muito utilizado para o transporte de mercadorias e pessoas (turismo) e está estrategicamente localizado entre duas superpotências mundiais: Japão e Estados Unidos. Além disso, colabora com o equilíbrio ambiental no planeta.

Problemas Ambientais

A exploração desenfreada de petróleo, gás natural e minérios, pesca excessiva, poluição das águas, perda da biodiversidade e derretimento das calotas polares, tem sido alguns dos problemas que o Oceano Pacífico tem apresentado nas últimas décadas.

Curiosidade: Você Sabia?

Oceano PacíficoOs "Moais" na Ilha de Páscoa

A Ilha de Páscoa (também chamada de Rapa Nui) é uma ilha vulcânica que está localizada no Oceano Pacífico, na Polinésia Oriental.

Situa-se a 3.700 km da costa oeste do Chile e 4 mil km do Taiti, sendo considerada o lugar mais isolado do mundo, ou seja, mais distante de qualquer localidade povoada do planeta.

Na ilha, pertencente ao Chile, vivem cerca de 4 mil habitantes, donde a maior parte (cerca de 80%) habitam a capital: Hanga Roa.

Popularmente é chamada de Ilha Grande, Umbigo do Mundo ou Olhos Fixos no Céu e o local abriga diversos mistérios das antigas populações que lá viviam, com a presença de grandes estátuas de pedra (887 estátuas), chamadas de Moais.