Mares e Oceanos do Mundo


Os Mares e Oceanos do mundo correspondem às massas líquidas do planeta Terra que banham os continentes, ao lado dos rios, lagos e lagoas.

No entanto, eles são formados por grandes porções de água salgada e cobrem cerca de 71% da superfície terrestre.

Mares e Oceanos do MundoOceanos e Alguns Mares do Mundo

Diferença entre Mar e Oceano

A Oceanografia é o nome do estudo dos mares e oceanos, os quais, por sua vez, colaboram para o equilíbrio climático e manutenção da biodiversidade do planeta.

A essencial diferença entre os mares e oceanos reside na extensão que possuem, posto que os mares são menores que os oceanos, sendo, portanto, parte deles.

Além disso, os mares são fechados, enquanto os oceanos são abertos e apresentam maior profundidade.

Tipos de Mares

Dependendo da localização e das características geográficas dos mares, eles são classificados em:

  • Mares Abertos ou Costeiros: possuem grandes conexões com o oceano, por exemplo, o Mar das Antilhas.
  • Mares Fechados ou Isolados: possuem pequena conexão com o oceano (por meio de canais) e estão localizados no interior dos continentes, por exemplo, o Mar Morto.
  • Mares Interiores ou Continentais: quase não possuem conexão com os oceanos (feita por meio de estreitos), por exemplo, o Mar Mediterrâneo.

Mares do Mundo

Segundo a “Organização Hidrográfica Internacional”, existem cerca de 60 mares no mundo (incluindo os golfos e baías), dos quais os mais importantes são:

  • Mar Vermelho: localizado entre a África e a Ásia, o Mar Vermelho é considerado um golfo (extensa baía) que apresenta grande biodiversidade, com uma área aproximada de 450 mil km².
  • Mar Báltico: situado no nordeste europeu, o Mar Báltico possui área aproximada de 420 mil Km².
  • Mar Cáspio: considerado o maior lago salgado do mundo, com área de 371 mil km², o Mar Cáspio está localizado no sudeste da Europa.
  • Mar Morto: localizado no Oriente Médio, o Mar Morto apresenta área aproximada de 650 km², e recebe esse nome uma vez que possui elevada quantidade de sal, o que impossibilita a proliferação de espécies.
  • Mar Negro: situado entre a Europa, a Anatólia e o Cáucaso, o Mar Negro apresenta uma área de 436 mil km², e recebe esse nome devido à grande quantidade de sais minerais em suas águas, as quais alteram a coloração.
  • Mar Mediterrâneo: Considerado o maior mar interior continental do mundo, o Mar Mediterrâneo está localizado entre a África, a Europa e a Ásia, com uma área total de 2, 5 milhões de km² aproximadamente.
  • Mar das Antilhas: Também chamado de “Mar do Caribe” ou “Mar da Caraíbas”, o Mar das Antilhas está localizado entre a América Central e a América do Sul, e possui área aproximada de 2,7 milhões de km².
  • Mar de Aral: localizado na Ásia Central, o Mar de Aral (em português, “Mar de Ilhas”) possui área aproximada de 68 mil km² e apresenta mais de 1500 ilhas.
  • Mar de Bering: Com área aproximada de 2 milhões de Km², o Mar de Bering está localizado entre o Alasca e a Sibéria. Recebe esse nome em homenagem ao navegador e explorador dinamarquês Vitus Jonassen Bering (1680-1741).

Sete Mares

A expressão “Sete Mares” surgiu na Antiguidade, quando os antigos povos acreditavam que o mundo estava dividido por sete deles: Adriático, Arábico, Cáspio, Mediterrâneo, Negro, Vermelho e a região do Golfo Pérsico.

Atualmente essa classificação foi modificada sendo os sete mares os oceanos: Pacífico Norte, Pacífico Sul, Atlântico Norte, Atlântico Sul, Índico, Ártico e Antártico.

Oceanos do Mundo

Há basicamente três oceanos no planeta Terra, a saber:

  • Oceano Pacífico: considerado o maior oceano e o mais profundo do planeta, o Pacífico, situado entre Ásia, América e Oceania, possui área total de 180 milhões de km² e uma profundidade de 10.000m aproximadamente.
  • Oceano Atlântico: com área de 106 milhões de km² e profundidade máxima de 7.750m, o Atlântico está situado entre as Américas, Europa e África e possui os maiores fluxos comerciais (exportação e importação).
  • Oceano Índico: considerado o menor oceano do mundo, com cerca de 74 milhões de km², o Índico está situado entre África, Ásia e Oceania.

Alguns estudiosos consideram ainda os Oceanos:

Oceano Glacial Ártico, ao norte, com cerca de 14 milhões de km²;
Oceano Glacial Antártico, ao sul, com área aproximada de 22 milhões de km².

Poluição dos Mares e Oceanos

Cada vez mais, as massas de água do planeta veem sofrendo com as alterações climáticas, decorrentes sobretudo de ações humanas que, aos poucos, estão modificando de maneira substancial a configuração natural do planeta.

Com o aquecimento global, o volume de água dos oceanos e mares tem aumentado nos últimos anos, resultante do derretimento das geleiras. Alguns mares têm sofrido com o processo de desertificação, o qual afeta algumas áreas do planeta.

Além disso, poluições biológicas, físicas e químicas, provocadas pelo excesso de lixo bem como aos desastres ambientais nos mares (por exemplo, derramamento de petróleo), tem levado a mortandade de diversas espécies, e consequentemente, ao desequilíbrio ambiental.

Ambientalistas alertam para a importância de preservar a água do planeta, essencial para a sobrevivência de muitas espécies animais e vegetais.

Leia sobre os ecossistemas aquáticos.