Mar Vermelho


O Mar Vermelho é um mar do Oceano Índico que está localizado entre a África e a Ásia (Península Arábica) e suas águas banham os seguintes países: Arábia Saudita, Egito, Iêmen, Israel, Jordânia, Sudão, Eritreia e Djibuti.

Sua configuração geográfica surgiu devido ao movimento das placas tectônicas da África e da península Arábica que começou a cerca de 30 milhões de anos atrás. Estudiosos acreditam que com o tempo ele se unirá ao oceano.

Mar Vermelho

Porque “Mar Vermelho”?

Possivelmente, o mar vermelho recebe esse nome devido a uma espécie de alga avermelhada (Trichodesmium erythraeum) que estão presentes no mar. Alguns ainda acreditam que o nome foi atribuído pelas montanhas de cor rubra ricas em ferro que surge em alguns trechos (Península do Sinai).

Principais Características

Com uma área aproximada de 450 mil km2e comprimento de 1900 km, o Mar Vermelho é considerado um golfo (extensa baía) que apresenta grande biodiversidade.

Possui uma profundidade média de 500 metros e máxima de 2500 metros. Suas águas tem uma temperatura média de 20°C.

Uma das mais importantes atividades econômicas desenvolvidas no local é o turismo submarino uma vez que abriga uma grande variedade de espécies.

Travessia do Mar Vermelho

Mar Vermelho

Na Bíblia, a travessia do Mar Vermelho faz referência ao episódio de abertura do mar para a libertação dos hebreus que foi realizado por Moisés, após as dez pragas do Egito.

Leia mais sobre os Mares e Oceanos do Mundo.