Rio Jordão


O rio Jordão é um extenso rio e um dos mais importantes do Oriente Médio. Ele faz fronteira com Israel e Jordânia, passando também por parte da Síria.

Possui grande importância história sendo um dos locais mais antigos do mundo em que foram localizados vestígios de ocupação humana. Além disso, apresenta grande importância na história de algumas religiões.

Principais Características

O rio Jordão tem extensão de quase 200 km e apresenta uma largura máxima de 30 metros. Possui profundidade média de 1 metro e máxima de 30 metros.

Rio Jordão

Ele nasce no sul da Síria, no Monte Hermão, atravessa o lago Hulé e deságua no mar Morto. Em grande parte de sua trajetória ele está abaixo do nível do mar.

Seu nível de salinidade é baixo, no entanto, ele vai aumentando conforme suas águas se aproximam do mar da Galileia e do mar Morto. Seus principais afluentes são os rios: Rio Hasbani, Rio Dan e o Rio Banias.

Atualmente o rio Jordão vem sofrendo com ações humanas (aumento da poluição) e diminuição de seu volume original.

Rio Jordão na Bíblia

A história do rio Jordão possui um caráter muito místico e sagrado sendo citado muitas vezes na bíblia. Foi, portanto, no Rio Jordão que Jesus foi batizado, que ocorreu a manifestação da Santíssima Trindade, e ainda, a cura de um leproso.

Rio JordãoPeregrinos cristãos durante cerimônia de batismo em massa no Rio Jordão. Israel (2009)

Por esse motivo o local é considerado sagrado e até hoje muitas pessoas são batizadas nele. Veja abaixo algumas citações da bíblia:

“Menor sou eu que todas as beneficências, e que toda a fidelidade que fizeste ao teu servo; porque com meu cajado passei este Jordão, e agora me tornei em dois bandos.” (Gênesis 32:10)

“Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão; E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.” (Mateus 3:5,6)

“Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.” (Mateus 3:13)

“Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.” (2 Reis 5:10)

“Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.” (2 Reis 5:14)

Conheça também outros rios: