Rio Eufrates


O rio Eufrates (do árabe, al-Furāt, do hebraico, Prat ou Peráth, em turco, Fırat ou FiratNehri e do persa Ufratu) é um dos principais rios do sudoeste asiático, constituindo uma importante bacia hidrográfica junto ao rio Tigre, ao qual corre paralelamente. É conhecido como o mais longo, largo, extenso, e importante rio da Ásia ocidental.

História

O rio Eufrates, junto com o rio Tigre, delimita a região conhecida como Mesopotâmia, na qual viveram algumas das primeiras civilizações da humanidade.

Rio EufratesMapa do Crescente Fértil

As primeiras referências arqueológicas (de origem suméria) dessa região, datam do terceiro milênio a.C. e, sem espanto, esse foi o berço de cidades como Ur, Ereque, Quis e, a mais conhecida de todas, a Babilônia, a qual se estendia pelas planícies alagadiças repletas de charcos e lagos e era habitada nas duas margens do rio.

A rede de irrigação ente os dois rios mantinham a produtividade da de alimentos e, por esse motivo, foi uma região muito disputada, sobretudo pelo Egito e Babilônia.

Vale citar algumas referências bíblicas ao rio, como a passagem de Gênesis (2:14) pela qual Eufrates é descrito como um dos quatro rios que tiveram sua fonte no Éden e no Apocalipse (9:14-16:12) onde é referido como o local que secará quando a lança do sexto anjo cair sobre a terra.

Principais Características

Nascendo a leste da Turquia, nas montanhas da Armênia, o rio Eufrates forma-se a partir da confluência do Eufrates Ocidental (Kara Su) com o Oriental (Murat Su), através do monte através do Tauro, por cerca de 640 km de terreno montanhoso, quando passa a correr na direção sul-sudeste, cortando o território da Síria e do Iraque, para então se unir ao rio Tigre, formando o Shatt al-Arab (“Costa dos Árabes”), um canal de 193 km até a desembocadura no Golfo Pérsico.

Em sua parte mais ocidental, possui 160 km de distância até o Mar Mediterrâneo e, quando passa pela altura de Bagdá, fica a apenas 40 km de distância do rio Tigre. Por fim, quando confluem formam uma grande represa, o Jawal-Hamar

Por conseguinte, de sua nascente, no rio Murat, até a afluência com o Tigre, o rio Eufrates chega a ter cerca 2850 km de extensão, dos quais 1230 km estão localizados na Turquia, 710 km na Síria e 1060 km no Iraque.

Nesse ínterim, recebe as águas do rio al-Kabur, as quais, junto as chuvas de inverno e do degelo das montanhas, irão constituir um rio com um fluxo de água irregular, com cheias anuais em maio, quando ocorrem as inundações na primavera.

Mesmo assim, o clima desértico e o acúmulo de sal no solo arruinou o vale fértil da extensa planície fluvial, onde os cultivos de regadio garantidos pela irrigação, principalmente na planície síria, produzem tabaco, azeitonas, grãos, tâmaras, etc.

Principais Cidades

As principais cidades que que passa o rio Eufrates são:

  • Raqqa, no centro-norte da Síria;
  • Hadita, no oeste do Iraque;
  • Cufa, a 170 km ao sul de Bagdá;
  • Nassíria, ao sul do rio Eufrates, no Iraque,
  • Faluja, 69 quilômetros a oeste de Bagdá;
  • Ramadi, a cerca de 110 quilômetros a oeste de Bagdá.