Golfo Pérsico

O Golfo Pérsico é um braço de mar situado no coração do Oriente Médio. Está localizado no sudeste da Ásia, na porção da Península Arábica do Irã (que antes era chamado de Pérsia).

Conecta-se com o Golfo de Omã e o Mar Arábico através do Estreito de Ormuz.

Mapa Golfo Pérsico

A superfície é composta por 240 mil quilômetros quadrados e o golfo estende-se 990 quilômetros de noroeste a sudeste. A largura varia entre 56 quilômetros no sudeste e 338 quilômetros.

É uma das zonas costeiras mais ricas em petróleo bruto do Planeta e responsável por responder pela maior parte das necessidades energéticas do mundo, pelo menos 50% do total.

Tanta riqueza é alvo intenso de disputas e, por este motivo, forças navais poderosas permanecem nas águas do golfo para proteger as reservas petrolíferas.

Os países que compõem o Golfo Pérsico são:

  • Irã, localizado ao norte;
  • Omã, ao leste;
  • Emirados Árabes Unidos e Catar, ao sul;
  • Arábia Saudita, ao sudeste;
  • Kuwait e Iraque, a nordeste;

Ilhas

O Golfo Pérsico também integra pequenas ilhas, como o Barein, um estado Árabe. A maior ilha do Golfo Pérsico é Qeshm, localizada no Estreito de Ormuz, pertencente ao Irã. O Irã também administra Greater Tunb, Tunb Menor e Kish.

Sob a administração do Kuwait está Budiyan. A Arábia Saudita administra Tarout e Dalma está sob a jurisdição dos Emirados Árabes Unidos.

História

O Golfo Pérsico é uma importante rota marítima desde a antiguidade e declinou com a queda da Mesopotâmia. Após esse evento, o controle foi disputado por árabes, persas, turcos e europeus.

Em 1853, a Grã-Bretanha e os árabe assinaram a Trégua do Perpétuo Marítimo, o que resultou em uma trégua entre 1820 e 1835.

Os xeques árabes concordaram em parar com os ataques e reconheceram a Grã-Bretanha como potência dominante no Golfo Pérsico em 1907.

Sob influência britânica, em 1907, foi descoberto petróleo na região, mas a exploração permaneceu inativa até 1930, quando houve descobertas de interesse internacional.

Ao fim da Segunda Guerra Mundial, diversas instalações portuárias foram construídas no Golfo Pérsico. O local também é importante polo pesqueiro.

A retirada da Grã-Bretanha ocorreu em 1960. Em 1971, os Estados Unidos construíram no local uma instalação militar, acionada conforme seus interesses políticos e econômicos.

Fauna e Flora

O Golfo Pérsico é marcado por uma flora marítima esplendorosa, formada, principalmente, por corais. A fauna apresenta exemplares de mamíferos como a gazela, o magusto e a lebre.

Conflito Irã-Iraque

No Golfo Pérsico aconteceu uma das mais sangrentas guerras da atualidade.

O conflito Irã-Iraque durou de 1980 a 1988, e detonou a Guerra do Golfo, declarada pelos Estados Unidos.

Enquanto a batalha entre Irã e Iraque ocorreu principalmente contra os navios petrolíferos, a Guerra do Golfo foi travada em terra e fez milhares de vítimas civis.

Guerra do Golfo

A Guerra do Golfo ocorreu entre 1990 e 1991 no Oriente Médio. Esse conflito marcou a disputa entre o Iraque e as forças de coalizão internacional da ONU (Organização das Nações Unidas), integrada por 34 países.

O conflito começou no dia 2 de agosto de 1990, quando Saddan Hussein, líder do Iraque, ordenou a invasão e ocupação do Kuwait.

O objetivo da invasão seria o domínio de grandes servas de petróleo do Kuwait e a expansão do poder do Iraque na região. Ao menos 100 mil soldados iraquianos morreram no conflito. As perdas do lado dos aliados chegou a 300 soldados.

Leia também: Oriente Médio.