Características do Mar Morto


O Mar Morto é um mar fechado, sendo uma grande porção de água salgada que está localizado no Oriente Médio. Possui cerca de 80 km de comprimento, uma área aproximada de 650 km2 e profundidade de 370 metros.

Características do Mar Morto

Além disso, está localizado a aproximadamente 400 metros abaixo do nível do mar. É considerado o ponto mais baixo do planeta terra, ou seja, é a maior depressão absoluta do mundo.

Esse grande lago de água salgada é alimentado pelo rio Jordão (rico em sais minerais) e está localizado entre a Palestina, Cisjordânia, Israel e Jordânia.

Por que “Mar Morto”?

O Mar Morto recebe esse nome devido à grande quantidade de sal (hipersalino) que possui, o que torna impossível a proliferação de espécies no local. No entanto, existe uma bactéria que consegue viver com níveis tão altos de sal: a Haloarcula Marismortui. Vale lembrar que não é considerado um mar, e sim um grande lago.

Características do Mar Morto

Sua elevada salinidade está relacionada, em partes, com o rio que o alimenta: o rio Jordão, uma vez que possui alto nível de salinidade. Além disso, a região possui um clima muito árido e seco, o que facilita a evaporação da água. Assim, grande parte do corpo de água evapora-se deixando o sal mais concentrado.

Curiosidades Sobre o Mar Morto

A quantidade de sais e sobretudo, do cloreto de sódio que contém o mar morto, supera o de qualquer oceano no mundo, ou seja, é aproximadamente 9 vezes mais salgado do que o oceano. É considerado um dos corpos de água mais salgados do mundo.

Em outras palavras, enquanto os oceanos apresentam cerca de 35 gramas de sal por litro de água, o mar Morto tem aproximadamente 300 gramas.

É denominado, portanto, de lago hipersalino (cerca de 35% de salinidade), devido à grande quantidade de sal que apresenta, e por isso, qualquer corpo flutua em suas águas, pois é muito mais denso do que o corpo humano. Em resumo, é impossível mergulhar nesse mar.

Suas propriedades curativas estão relacionadas com essa característica tão importante de possuir elevada salinidade e suas águas tem sido indicadas para diversos problemas de saúde. Esse benefício medicinal faz com que seja um grande ponto turístico do mundo, com redes de hotéis e spas espalhados no local.

“Mar Morto” de Jorge Amado

Uma das obras mais emblemáticas do escritor baiano Jorge Amado é intitulada “Mar Morto”, escrita em 1936. Ainda que não faça referência ao mar, o romance possui esse nome uma vez que faz referência ao modo de vida dos pescadores e as mortes que ocorrem no mar.

Saiba mais sobre o tema no artigo: Mares e Oceanos do Mundo.