Faixa de Gaza


Faixa de Gaza é o nome que se dá a uma estreita extensão territorial localizada no Oriente Médio e que faz fronteira com o Egito e Israel.

Essa fronteira é separada por cercas em decorrência do conflito entre Israel e Palestina que disputam a posse dessa região.

O nome Faixa de Gaza decorre da principal cidade da região, Gaza.

  • Extensão territorial: 365 km²
  • Número de Habitantes: 1,7 milhões
  • Idioma: Árabe
  • Moeda: Novo Shekel Israelense

Faixa de Gaza

Origem

Inicialmente, a cidade de Gaza era dominada pelo Império Otomano, mas com o término da Primeira Guerra Mundial, em 1918, seu domínio passou para a Inglaterra.

A Faixa de Gaza surgiu entre 1948 e 1949, quando a Palestina foi dividida em três partes: Estado de Israel, Cisjordânia e Faixa de Gaza.

Com a criação do Estado de Israel muitos palestinos se refugiaram na Faixa de Gaza. A partir de 1950 o Egito passou a controlar a região, até que em 1967 Israel venceu a Guerra dos Seis Dias e incorporou algumas áreas ao seu território, dentre as quais a Faixa de Gaza.

Faixa de GazaBandeira da Faixa de Gaza

Geografia e Demografia

O clima da Faixa de Gaza se caracteriza por ser árido. A região é plana e banhada pelo Mar Mediterrâneo. A fronteira com o Egito se estende por 11 km de extensão, enquanto a fronteira com Israel por 51 km.

As suas cidades são: Beit Hanoun, Beit Lahia, Deir al-Balah, Gaza, Jabalia, Khan Yunis, Rafa.

Além de a população ser jovem - umas das mais jovens a nível mundial - os habitantes da Faixa de Gaza são bastante numerosos.

Sua população aumenta anualmente, o que faz com a região tenha a sétima maior taxa de crescimento demográfico mundial.

Parte considerável de seus habitantes são palestinos refugiados, logo a religião que predomina é o Islamismo. Em decorrência do números de habitantes israelenses, há apenas alguns seguidores do Judaísmo.

Em decorrência dos conflitos entre Israel e Palestina, a região sofre com a pobreza, infraestruturas precárias, falta de saneamento básico, escassez de água e alimentos.

Saiba mais sobre o Oriente Médio.

Guerra

O conflito que é histórico e já levou milhares de pessoas - muitas delas civis - à morte, tem como fundo a disputa de território.

A Palestina diz que a Faixa de Gaza pertence aos palestinos, enquanto os israelenses afirmam que é o seu o direito de posse da região.

Nessa disputa se inclui também a posse de água do rio Jordão, além das contradições de ordem religiosa.

As iniciativas internacionais para promoção da paz entre esses dois povo não tem obtido sucesso.

Saiba mais sobre a guerra na Faixa de Gaza em Conflito Israel Palestina.