Mar Negro


O Mar Negro é um mar interior de forma oval que está localizado entre a Europa, a Península da Anatólia (Turquia) e o Cáucaso, fazendo ligação com o Oceano Atlântico através dos mares Mediterrâneo e Egeu e os estreitos (Bósforo, Dardanelos e Kerch). Na Antiguidade, era chamado pelos gregos de “Ponto Euxino”.

Localização

Mar Negro

O Mar Negro conecta dois continentes, a Europa Oriental e a Ásia Ocidental, banhando os seguintes países: Ucrânia (norte), a Rússia (nordeste), a Geórgia (leste), a Turquia (sul), a Bulgária e a Romênia (oeste).

Principais Características

O Mar Negro apresenta uma área de aproximadamente 436 mil km2, um volume de 547 mil Km3 e uma profundidade máxima de 2210 metros.

Recebe esse nome devido à grande quantidade de sais minerais, as quais alteram a coloração de suas águas. Através do Estreito de Bósforo ele se conecta com o Mar Mediterrâneo.

O rio mais importante que deságua no Mar Negro na região da Romênia é o rio Danúbio, o segundo maior do continente europeu.

Possui elevada concentração de sulfureto de hidrogênio e um nível de salinidade baixo se comparado com os outros mares e oceanos.

Importância

Possui grande importância econômica uma vez todo o ano em suas águas é transportado diversas mercadorias e pessoas, sendo uma das vias marítimas mais movimentadas do mundo.

Além disso, tem uma forte presença turística sobretudo na região da Crimeia, que apresenta um mar calmo e diversos fontes de águas minerais.

Além de diversos portos, muitas cidades importantes estão localizadas em suas margens: Istambul (Turquia), Odessa (Ucrânia), Varna (Bulgária), Kerch (Crimeia), Poti (Geórgia), dentre outras.

Na medida que banha diversas cidades, ele tem sofrido nas últimas décadas com a poluição. Esse fator, sobretudo pela poluição industrial, tem afetado diretamente a biodiversidade marinha.

Saiba mais sobre Mares e Oceanos do Mundo.