Península Balcânica

A Península Balcânica, ou Balcãs, a está localizada no oeste do continente europeu e é formada pela Albânia, Bulgária, Bósnia-Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Grécia, Macedônia, Moldávia, Romênia, Servia e Montenegro, além de uma pequena parte da Turquia. Há geógrafos que consideram a Croácia como parte da península.

Península Balcânica

Relevo

A principal característica geográfica da Península Balcânica é o complexo montanhoso, que atinge praticamente toda a extensão dos Balcãs. Esse fator dificulta a prática da agricultura e a ligação por meio de estradas de rodagem.

Embora não muito elevadas, as montanhas tornam inviável o assentamento humano em muitas regiões, onde, além do relevo, a falta de chuvas é um obstáculo.

Dois grandes complexos montanhosos formam a Península Balcânica. São os Alpes Dináricos, localizados a Oeste, que são, na verdade uma extensão dos Alpes Suíços e Austríacos.

Localizados na costa do mar Adriático, os Alpes Dináricos abrangem parte do território da Eslovênia, na Croácia, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Montenegro e, ainda, da Albânia.

Já a cordilheira dos Cárpatos abrange a República Checa, Eslováquia, Polônia, Romênia e Ucrânia, totalizando 1,5 mil quilômetros.

Hidrografia

A Península Balcânica faz fronteira com os mares Adriático, Egeu e Negro, que são de difícil navegabilidade. A atividade de navegação ocorre, principalmente, pelo Danúbio, em direção à Alemanha e Áustria, chegando ao Mar Negro.

É banhada pelos rios Danúbio, Sava e Kupa na porção norte. Na porção leste, a península é banhada pelo mar Negro e a sudoeste pelo Egeu. O mar Mediterrâneo banha ao sul, enquanto o Jônio a sudoeste o Adriático a oeste.

Clima

O clima da Península Balcânica é de influência mediterrânea no litoral e temperado no interior.

Temos mais textos para você:

Atualizado em