Mar Egeu

O Mar Egeu é um mar interior (ou uma baía) que faz parte do mar Mediterrâneo sendo um braço deste. Apresenta uma forte presença turística com diversas ilhas, praias de águas cristalinas e areia branca, incluindo belas costas montanhosas e irregulares.

Além do turismo, a navegação e a pesca são importantes atividades desenvolvidas no local até os dias de hoje. O mar Egeu é considerado o berço de diversas civilizações da Antiguidade, fato que também atrai os turistas devido sua importância histórica.

Localização

Mar Egeu

Situado entre a Europa e a Ásia, o mar Egeu está localizado entre a Grécia (oeste) e a Turquia (leste), separando duas penínsulas: península helênica (Grécia) e a península da Anatólia (Turquia).

Principais Características

O mar Egeu apresenta uma área aproximada de 215 mil km2, extensão de 600 km e largura média de 300 Km. Não possui grande profundidade sendo que o ponto mais profundo atinge cerca de 3500 metros, situado a leste de Creta.

Ele faz ligação com o Mar Negro (pelo estreito de Bósforo) e o Mar de Mármara (através do estreito de Dardanelos) e ainda, na parte sul com o Mar Jônico. O mar é relativamente tranquilo e suas águas possuem temperatura média de 15°C.

É formado por diversas ilhas (cerca de cinco mil ilhas), das quais se destacam: Rodes, Creta, Lesbos, Samos, Milo, Cos, Ios, Cárpatos, Mikonos, Samotrácia, Eubéia, Icária, Agios, Thera, Tasos, Andros, Naxos, Paros, Quio, Delos, Ceos e Kasos. Por esse motivo era na Antiguidade chamado de arquipélago.

Saiba mais sobre o Mar Mediterrâneo.

História do Mar Egeu

A região do mar Egeu foi extremamente importante para o florescimento de importantes civilizações da antiguidade: os gregos, os minoicos e os cretenses.

Eles se desenvolveram as margens do mar Egeu, o qual serviu para suprir necessidades e para o transporte de mercadorias. Foi ali que o Império Turco Otomano (atual Turquia) se estabeleceu.

Atualmente, 10 milhões de pessoas habitam o local sendo que grande parte do território pertence a Grécia. Somente as ilhas de Bozcaada e Gökçeada que pertencem a Turquia.

O nome do mar Egeu está baseado na mitologia grega, mais precisamente com o rei ateniense Egeu, pai de Teseu, que morreu em suas águas.

Saiba mais sobre:

Atualizado em