Período Arcaico

Juliana Bezerra

O Período Arcaico, entre os anos de 800 a.C. e 500 a.C., corresponde ao terceiro período histórico da Grécia Antiga, logo após o período homérico.

Esta época guarda profundas mudanças políticas e econômicas devido à consolidação das cidades-estados, das quais se destacam Esparta e Atenas.

Períodos da Grécia Antiga

Para fins de estudo, a história da sociedade grega, na Antiguidade, está dividida em quatro períodos:

Características do Período Arcaico

Dracma
As primeiras moedas gregas, como a dracma, foram cunhadas no Período Arcaico

Com o fim do período homérico e do declínio das comunidades patriarcas dos genos, a expansão das cidades-estado dominou esse período da história grega.

Estudos apontam que nesse período existiam mais de cem cidades-estados na Grécia Antiga.

Começa a despontar a democracia, principalmente na cidade de Atenas, e também a surgir uma sistematização das legislações.

Surge o conceito de sociedade privada na sociedade grega, a qual era comandada pelos proprietários de terra.

Economia

Foi a partir desse período que os antigos genos foram transformados em unidades políticas maiores chamadas de polis ou cidade-estado.

Controladas por uma aristocracia proprietária de terras, esses núcleos urbanos, aos poucos se tornaram importantes centros comerciais do mundo grego. Cada uma delas possuía autonomia e independência das quais as maiores e mais prósperas foram Esparta e Atenas.

Além disso, de uma economia agropastoril que predominou o período anterior, o comércio passa a ser uma das mais importantes fontes econômicas.

Como a população aumentava e as terras cultiváveis disponíveis eram limitadas, as cidades-gregas fundam colônias ao longo do Mar Mediterrâneo.

Cultura e Filosofia

Nessa fase, a arte grega atinge o apogeu com a construção de templos, a expansão da pintura, da escultura e do artesanato (sobretudo dos objetos de cerâmica).

Trata-se de um período crucial para a filosofia, pois os autores deixam de buscar as explicações em mitos e usar a razão para entender o mundo.

Religião

O período arcaico é o apogeu das consultas aos deuses, especialmente através dos oráculos.

O mais conhecido era o Oráculo de Delfos, onde pessoas de todas as condições sociais, acudiam para receber mensagens, ditas pelas pitonisas, do próprio deus Apolo.

Curiosidade

Os Jogos Olímpicos surgem no período arcaico. Além de reunir competidores de diversas partes, era declarada uma trégua em todos os conflitos em curso.

Leia mais:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.