Período Pré-Homérico


O período pré-homérico corresponde a primeira fase da Grécia Antiga que ocorreu durante os anos de 2000 a.C e 1200 a.C..

Períodos da Grécia Antiga

Vale lembrar que a história da Grécia Antiga está dividida em quatro períodos, donde cada um deles possui características singulares:

Características do Período Pré-homérico: Resumo

O período pré-homérico origina o desenvolvimento da civilização grega que fora constituída pela miscigenação de diversos povos da antiguidade que invadiram a região: cretenses, aqueus, jônios, eólios e dórios. Corresponde a uma fase inicial de povoamento da Grécia.

Assim, com a influência cultural desses povos surge a cultura grega, num período de quase 100 anos, marcando essencialmente, as invasões de diversos povos indo-europeus (arianos).

Inicialmente, esses povos foram conquistando áreas próximas ao sul da península Balcânica, entre os mares Jônico, Mediterrâneo e Egeu e, nesse período, ocorreu a primeira diáspora grega, ou seja, a dispersão da população grega em diversas partes.

Os aqueus foram os primeiros a chegar e dominar parte dos povos que habitavam tais regiões, fundando a cidade de Micenas, um importante centro político, econômico e cultural da época.

Além de Micenas, Argos e Tirinto tiveram um papel preponderante na história. Os aqueus representavam uma civilização muito belicosa que, aos poucos, foi conquistando diversos locais.

Assim, conquistaram a ilha de Creta invadindo a cidade de Cnossos e derrotaram a cidade de Troia. Por esse motivo, a civilização que se desenvolve durante esse período é denominada de "civilização creto-micênica", com a união da cultura cretense (minoica) e dos aqueus.

Com a chegada de outros povos, a civilização desenvolvida pelos aqueus se miscigenou com a dos jônios e eólios, mantendo uma relação pacífica.

Mais tarde, os dórios, povos de tradição belicosa e militar que detinham as técnicas do metal, invadiram e destruíram diversas cidades da região da Hélade, na parte continental da Grécia.

Esse fato gerou o que ficou conhecido como a “primeira diáspora grega”, com a migração de diversos povos, pondo fim ao período pré-homérico e dando início ao período homérico. Isso favoreceu a formação de várias colônias gregas em diversas regiões.

Complemente sua pesquisa com a leitura dos artigos: