Aqueus


Os aqueus representam uma das civilizações antigas que viveram na Idade Bronze. Foram responsáveis por parte da colonização da Grécia Antiga, sendo um dos primeiros a habitarem a região do Peloponeso.

Resumo

Por volta de 2000 a.C. os aqueus migraram para regiões próximas ao Mar Mediterrâneo. De origem indo-europeia eram um povo nômade em busca de terras férteis.

Os aqueus designavam uma civilização guerreira que acabou por dominar os povos que ali viviam, chamados de pelasgos. Assim, se fixaram na região e fundaram diversas cidades das quais se destaca Micenas e, por isso, ficaram conhecidos como Micênicos.

Além dela, Tirinto e Argos foram importantes núcleos urbanos, econômicos e políticos. Uma das características dessa civilização era a forte tendência ao comércio, o que permitiu que dominassem economicamente a região do Mediterrâneo Oriental. Nessa época, foram edificados diversos palácios, templos e fortalezas.

Por conseguinte, chegaram em Creta e dominaram a civilização que lá vivia: os cretenses. Com esse contato, a cultura micênica acabou por absorver diversos aspectos dos habitantes de Creta, formando uma cultura que ficou conhecida por "Micênica-Cretense". Mais tarde, eles enfrentaram os troianos na Guerra de Troia.

Além dos aqueus, diversos povos indo-europeus invadiram as regiões gregas como os eólios, os jônios e os dórios que resultaram na mescla de etnias e culturas.

Para saber mais sobre o tema, veja também os artigos: