Mar Mediterrâneo


O Mar Mediterrâneo (do latim, Mediterraneus, que significa “entre as terras”) é um mar interior que está localizado no Oceano Atlântico Oriental entre a Europa (ao sul), Ásia (a oeste) e África (ao norte). Suas águas são mais quentes uma vez que recebe o calor do deserto africano.

Ocupa uma área total de aproximadamente 2.5 milhões de Km2, sendo considerado o maior mar interior do mundo em extensão e volume de água.

Cerca de 70 rios deságuam no Mar Mediterrâneo dos quais se destacam: Nilo, Pó, Ebro, Ródano, dentre outros.

Mar MediterrâneoMapa do Mar Mediterrâneo

Possui vasta biodiversidade abrigando cerca de 5% das espécies do planeta, dentre vegetais e animais.

Faz ligações com o Mar Negro (pelo estreito de Bósforo e de Dardelos) e o Mar Vermelho (pelo Canal de Suez) agrupando diversas ilhas sendo as maiores a de Sardenha e Sicília, ambas na Itália.

Além delas outras ilhas fazem parte do mediterrâneo, a saber: Chipre, Córsega, Creta, Maiorca, Minorca, Ibiza, Lesbos, Rodes, Miconos, Malta, dentre outras.

O Mar Mediterrâneo é banhado pelas quatro penínsulas:

Apresenta profundidade média de 1.400 m e máxima de 5.200 m, por exemplo, na Fossa de Matapan (Grécia).

Alguns mares que compõem o Mediterrâneo são:

  • Mar Egeu: da Grécia, a oeste, até a Turquia, a leste
  • Mar Adriático: banha o norte e o leste da Itália e o oeste da península balcânica
  • Mar Jônico: entre a Itália e a Grécia
  • Mar Tirreno: nordeste da península itálica

Países Banhados pelo Mar Mediterrâneo

Os países que são banhados pelo Mar Mediterrâneo na Europa são: Espanha, França, Mônaco, Itália, Malta, Eslovênia, Croácia, Bósnia, Herzegóvina, Montenegro, Albânia, Grécia e Turquia.

No continente asiático é a Síria, Líbano, Israel e Palestina; e, por fim, na África, os países banhados pelo Mediterrâneo são: Egito, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos.

Saiba também sobre o tema nos artigos:

Principais Características

As principais características do mar mediterrâneo são:

  • Salinidade Elevada (aproximadamente 4%)
  • Clima Temperado
  • Evaporação Intensa
  • Invernos ameno e úmidos
  • Verões quentes e secos
  • Costa recortada

História

A história do mar mediterrâneo remonta tempos muito antigos, de forma que diversas civilizações da Antiguidade se desenvolveram próximas ao Mediterrâneo, tal qual fenícios, macedônios, cartagineses, egípcios, gregos e romanos.

O Mediterrâneo foi muito importante para a navegação, relações comerciais e contato entre os povos (trocas comerciais, culturais, etc) uma vez ele possui uma posição estratégica.

Os romanos o chamavam de “Mare Nostrum” (Nosso mar) e árabes o chamavam de “Al-Bahr al-al-Abyad Mutawassiṭ” (Mar Branco do Meio). Foi também muito importante para a rota marítima comercial dos séculos XV e XVI, pelos genoveses e venezianos com o transporte de especiarias.

Atualmente, o mar Mediterrâneo vem sofrendo com as mudanças climáticas, resultado sobretudo da intervenção humana no local, por exemplo: a expansão do turismo e da pesca predatória. Aproximadamente 40 espécies estão ameaçadas de extinção.

Saiba mais sobre os Mares e Oceanos do Mundo.