Clima Mediterrâneo

O clima mediterrâneo ocorre nas regiões localizadas entre 32º e 41º ao norte e sul do Equador. Abrange as regiões sul e sudoeste da Austrália, na região central do Chile, no litoral da Califórnia, na porção ocidental da África do Sul e em torno da bacia do Mediterrâneo.

Essa última é a maior área com clima mediterrâneo, por isso o nome, mesmo que atinja trechos da costa do Mediterrâneo, como Egito, Líbia e parte da Tunísia, que são muito secos para serem classificados assim.

Clima Mediterrâneo
Áreas de predominância do clima mediterrâneo

O clima mediterrâneo é marcado por verões quentes, secos e suaves, com temperaturas acima da média. Já o inverno é chuvoso. A quantidade de chuvas é baixa e 65% ocorrem entre o inverno e a metade do ano. Há áreas de nevoeiro, embora seja raro.

Nas áreas de clima mediterrâneo, a intensidade do Sol é alta, com céu sem nuvens e há baixa umidade do ar. Os verões são quentes e no Inverno as temperaturas são amenas, ficando na média de 15ºC.

Características do clima mediterrâneo

  • Mudanças climáticas bastante pronunciadas
  • No inverno, os períodos de chuva se alternam com dias quentes e ensolarados
  • As temperaturas no inverno, invariavelmente, caem a 0 ºC
  • A primavera é quente e seca
  • O verão é quente e com chuvas leves
  • As chuvas são irregulares e podem ocorrer durante todo o ano

Vegetação do clima mediterrâneo

As plantas de clima mediterrâneo desenvolveram a capacidade de sobreviver a verões longos e secos. São, em geral, pinheiros ou carvalhos. As árvores frutíferas são videiras, figos, azeitoneiras e frutas cítricas. As matas são caracterizadas por arbustos, gramíneas e ervas.

Complemente seus estudos sobre climas lendo:

Atualizado em