Clima Frio de Montanha


O clima frio da montanha influencia as cadeias montanhosas dos Alpes, localizados na Europa; as Montanhas Rochosas, nos Estados Unidos; a Cordilheira dos Andes, na América do Sul e o Himalaia, na Ásia. Nesse tipo de clima, a temperatura e o regime de chuvas são influenciados diretamente pelo relevo.

E por conta das condições de relevo, o frio da montanha é o único clima a ser registrado em três zonas diferentes, a quente, temperada e fria. A temperatura cai em cerca de 6º C a cada mil metros de altitude e acima dos 2 mil metros há neve constante.

A queda de temperatura ocorre porque com a altitude há queda da absorção da energia solar pelo solo e da pressão atmosférica, que é menor. Quanto maior a altitude, menores são a pressão atmosférica e a temperatura cai porque o ar retém menos calor à medida em que sobe.

A pressão também influencia no padrão de ventos, que esfria rapidamente à medida em que a altitude aumenta. Em geral, os ventos são turbulentos porque com a redução a altitude, a massa mais quente desce a montanha e, por isso, o risco de avalanches nesses locais é elevado.

Devido à combinação de pressão, altitude e radiação, nas zonas sob a influência do clima frio da montanha, as condições meteorológicas podem mudar drasticamente de uma hora para outra. Essas áreas recebem mais precipitação porque a temperatura na parte superior da montanha é mais baixa que a temperatura ao nível do mar.

Os ventos carretam o ar úmido sobre a terra, onde há mais calor. À medida em que sobe, o ar esfria porque o frio transporta menos umidade que o ar quente e, por isso, ocorrem as chuvas.

Saiba mais sobre clima no artigo: Tipos de Clima.

Principais Características

  • Influência direta do relevo na meteorologia
  • Mudanças bruscas na meteorologia
  • Neve constante nas áreas mais elevadas
  • Vegetação constituída por florestas de estepes nas áreas mais baixas
  • Vegetação ausente nos picos das montanhas mais elevadas

Vegetação

O crescimento da vegetação nas áreas sob a influência do clima frio da montanha também dependem da combinação de fatores altitude, pressão atmosférica, radiação e regime de chuvas. Nas encostas mais baixas, as montanhas são, em geral, cobertas de florestas folhosas formadas por árvores coníferas de menor altitude e pinheiros, de maior altitude.

A vegetação torna-se menor com a altitude, crescendo somente gramíneas capazes de suportar as condições extremas de temperaturas. A tendência da vegetação é desaparecer ao cume das montanhas mais elevadas, que são tomadas por neve.

Europa

Na Europa, a influência do clima frio da montanha ocorre nos Alpes e Pirineus, onde as chuvas têm distribuição regular durante todo o ano. É característico o Inverno extenso e rigoroso com a constância de nevadas e geadas nas áreas mais baixas.