Clima Subtropical

O clima subtropical ocorre nas regiões abaixo do trópico de Capricórnio. No Brasil abrange São Paulo, Paraná em sua maior parte, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e a porção sul de Mato Grosso do Sul.

No clima subtropical, a temperatura média é de 18 ºC. Há chuvas pouco intensas, permanecendo entre 1000 milímetros ao ano. No inverno a temperatura pode chegar a 0 ºC e é esperada a formação de geadas e, em algumas regiões, até mesmo nevadas, em especial em regiões elevadas, como São Joaquim, em Santa Catarina.

O verão nas regiões atingidas pelo clima subtropical é quente e bastante úmido, podendo ultrapassar os 30 ºC durante o dia. Já outono e primavera apresentam temperaturas médias entre 12 ºC e 18 ºC.

Clima Subtropical
Locais sob a influência do clima subtropical

Características do clima subtropical

  • Grandes variações de temperatura entre inverno e verão
  • Verões quentes e úmidos
  • Temperaturas médias 22 ºC nos dias de verão
  • Inverno seco
  • Ocorrência de geada ou nevadas em algumas regiões
  • Não possui a estação seca

Vegetação do clima subtropical

A vegetação típica desse tipo de clima é a Floresta Mista. Como abrange uma grande extensão, exibe mais de um bioma. É marcada pela floresta de característica taiga e pela floresta caducifólia.

No sudeste da Ásia, por exemplo, são observadas vastas florestas subtropicais. No Brasil, essa formação florestal ocorre nos estados Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Nas espécies encontradas há uma grande diversidade vegetal principalmente pela adaptação à alternância dos períodos secos e chuvosos. A maioria das espécies da flora subtropical está no grupo de plantas folhosas, que apresentam flores e sementes dentro dos frutos.

Clima subtropical com verão quente

Nas regiões atingidas por esse tipo de clima, as temperaturas médias são de 22 ºC no verão e há ocorrência de 30 milímetros de chuva. É encontrado no litoral e no sul do Rio Grande do Sul, de Santa Catariana e no planalto norte e centro-leste do Paraná.

É o clima encontrado nas bacias dos rios Uruguai e Paraná, no sudeste de São Paulo, extremo sul de Mato Grosso do Sul, na Chapada Diamantina e regiões da Bahia.

Clima subtropical de inverno seco

Clima marcado por temperaturas inferiores da 18 ºC, que abrange a maior parte de São Paulo, pois compreende as regiões central, leste e oeste. Também predomina nas regiões do centro e sul de Minas Gerais, no norte da serra do Espinhaço e serra Cabral.

Pode ser encontrado no sudoeste do Espírito Santo, no vale do Rio Paraíba, no Rio de Janeiro e em parte de Mato Grosso do Sul.

Clima subtropical de altitude

O clima subtropical de altitude é marcado pelo inverno seco e verão ameno. Mesmo nos meses de verão, a temperatura não ultrapassa os 22 ºC. Está presente nas Serras do Mar, da Cantareira e da Mantiqueira.

Também predomina na Serra dos Órgãos, localizada no Rio de Janeiro; na região serrana do Espírito Santo, no Distrito Federal e no sul de Goiás.

Teste seus conhecimentos com Exercícios sobre Climas do Brasil.

Complemente seus estudos sobre climas lendo sobre:

Atualizado em