Alavanca: os tipos, como funciona e fórmula

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

Uma alavanca é uma ferramenta usada para mover objetos de grande massa através do aumento da força de aplicação.

Toda alavanca é uma máquina simples, feita em sua maioria de única peça rígida, reta ou curva. Há casos nos quais eixos giratórios e fixadores auxiliam o funcionamento.

Nem toda haste é uma alavanca ou é útil para ser usada como uma. A barra que compõe a alavanca deve ser rígida o suficiente para suportar a carga, sem ser tão dura e frágil a ponto de quebrar, nem flexível demais a ponto de não transferir a força.

O funcionamento de uma alavanca é simples: uma força é aplicada em algum ponto da barra e transferida com ganho de intensidade por outro. Um ponto de apoio ao redor do qual a barra gira determina a quantidade de força que será transferida e aumentada.

Os tipos de alavanca

Alavanca interfixa

Uma alavanca interfixa é a que possui o ponto de apoio entre a força de aplicação (força potente) e a força resistente.

Como exemplos de alavancas interfixas temos as gangorras, os alicates e as tesouras.

Alavanca inter-resistente

Nas alavancas inter-resistentes, a força de resistência fica entre o ponto de apoio e a força potente.

Alguns exemplos de alavancas inter-resistentes são os carrinhos de mão e os abridores de garrafa.

Alavanca interpotente

As alavancas interpotentes possuem o ponto de aplicação da força entre o ponto de apoio e o ponto da força resistente.

Como exemplos de alavancas interpotentes temos o cortador de unha, as pinças e as vassouras.

Arquimedes e a fórmula da alavanca

Arquimedes de Siracusa foi um pensador e inventor grego que viveu entre os anos de 287 a.C. e 212 a.C. Ele estudou em Alexandria, no Egito. Forneceu avanços nas áreas de engenharia, matemática, física e astronomia.

Uma de suas contribuições foi a explicação do princípio de funcionamento das alavancas. Segundo ele, há uma relação entre os pontos de aplicação das forças potentes e resistentes, com suas distâncias ao ponto de apoio.

Quanto mais distante for a aplicação da força potente do ponto de apoio, menor será o esforço para equilibrar a força de resistência.

Alavanca

A fórmula da lei da alavanca é matematicamente escrita como:

começar estilo tamanho matemático 18px reto F com potente subscrito espaço sinal de multiplicação espaço reto d com potente subscrito espaço igual a espaço reto F com resistência subscrito espaço sinal de multiplicação espaço reto d com resistência subscrito fim do estilo

Veja mais sobre:

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.