Povos Eslavos

Juliana Bezerra

Os eslavos são um povo originário da Rússia e que se espalhou pelo leste da Europa.

Esta denominação veio dos gregos e dos romanos que achavam que todos eles eram iguais entre si.

Origem

Os primeiros assentamentos de humanos na Rússia – região que daria origem aos eslavos – remonta ao Neolítico.

A palavra “eslavo” vem do grego e significa “escravo”. Outra versão sustenta que poderia ser “aquele que vem do Leste”.

As primeiras descrições que temos dos eslavos chegaram pelos romanos. Eles eram descritos como bárbaros e guerreiros ferozes que pareciam com lobos. Esta observação se deve ao fato dos eslavos usarem cabelos e barbas compridas, enquanto os romanos mantinham o cabelo cortado e o rosto quase sempre sem pelos.

Os romanos os chamaram de “eslavos” para os diferenciarem dos povos que vinham do norte.

Devido à pressão populacional, algumas tribos eslavas começam a deixar o território russo e se espalhar pelo continente europeu. Ocuparam parte da atual Escandinávia e o rio Danúbio foi a porta de entrada para a Europa Ocidental. Instalaram-se onde hoje estão compreendidos países como a Bulgária, Polônia, Hungria, Eslovênia, Sérvia, Macedônia e Croácia.

Cultura

Dentre a cultura eslava podemos destacar as danças tradicionais folclóricas executadas em pares. Igualmente, temos coreografias destinadas aos homens que incluem saltos e onde os passos são executados com o dançarino agachado. Isto demonstraria força e coragem.

Também se destaca os trajes ricamente costurados e enfeitados que homens e mulheres usavam nas festas. Quanto maior a posição social, mais enfeitada roupa seria.

Dança eslava

Bailarino russo executa passos da dança cossaca.

Língua Eslava

Os eslavos foram incorporando-se ao Império Romano pela força ou através da federalização que garantia aos eslavos a cidadania romana em troca do serviço militar.

No entanto, por terem sido absorvidos por Roma em sua fase de decadência, não sofreram grandes alterações na língua falada e escrita. Desta maneira, não adotaram o alfabeto latino e sim o cirílico como forma de escrita.

Composto por 44 letras, o alfabeto cirílico teria sido inventado por São Cirilo e São Metódio, no século IX quando estavam catequizando os búlgaros. Com a expansão do Primeiro Império Búlgaro, o alfabeto cirílico foi adotado por outros povos eslavos como os eslovenos, sérvios e macedônios.

Também através dos missionários cristãos bizantinos, russos e ucranianos adotaram o alfabeto cirílico para seu idioma. No século XVIII, durante as reformas introduzidas na Rússia por Pedro, o Grande, o alfabeto cirílico russo foi simplificado.

Leia mais sobre o Império Bizantino.

Religião

Assim como todas as sociedades tribais, os eslavos eram politeístas e seus deuses eram usados para explicar os fenômenos naturais, dar coesão e hierarquia à sociedade.

Dentre o panteão de deuses eslavos podemos destacar três deuses principais:

Svarog – é o deus criador, o ferreiro que forjou este mundo. Simboliza o sol, a justiça e a vida em si mesma.

Veles – por vezes representada ora como um homem, ora como uma mulher. É a divindade da natureza, das águas, da agricultura, do nascimento.

Striborg - o vento é o seu elemento principal. É o deus da morte, que carrega as almas para o Triglav. Não era, como se verifica em outras mitologias, um deus mau.

Importante observar que o Triglav é uma montanha de três picos que são identificadas como as três cabeças desses deuses. Localizado na Eslovênia tem mais de 2.800 metros de altitude.

Cada um desses deuses possuía um dragão, que tinha três cabeças em certos casos, os ajudava nas suas tarefas.

À medida que os eslavos foram se incorporando ao Império Romano, eles adotaram ou foram convertidos ao cristianismo. Mais tarde, os eslavos, que pertenciam ao Império Romano Oriental, tornaram-se cristãos ortodoxos, religião que predomina no Leste Europeu até os dias de hoje.

Eslavos no Brasil

O povo eslavo de maior presença no Brasil são os poloneses. Acredita-se que cerca de 60.000 imigrantes poloneses vieram ao país fugindo das intermináveis guerras que assolavam a Polônia.

A maioria se instalou no campo onde se dedicou à agricultura.

Países Eslavos

  • Rússia,
  • Bielorrússia,
  • Ucrânia,
  • Polônia,
  • República Tcheca,
  • Eslováquia,
  • Lusácia,
  • Bulgária,
  • Croácia,
  • Macedônia,
  • Sérvia,
  • Bósnia e Herzegovina,
  • Kossovo,
  • Eslovênia.

Leia mais:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.