Povos Eslavos

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Professor de História

Os eslavos são um povo originário do Leste Europeu, numa região que se estende do oeste da atual Polônia até Ucrânia, além da Bielorrússia e partes ocidentais russas.

Há mais de uma explicação para a origem da palavra “eslavo”. Uma das hipóteses mais comuns é que o termo se originou a partir da palavra latina sclavi, ou “escravos”.

Outra vertente associa o termo a palavra eslávica slavo, que significa palavra ou língua. Nessa explicação, esse termo representaria grupos que falariam a mesma língua, ou parecida com as suas.

Origem dos povos eslavos

Os primeiros assentamentos de humanos no Leste Europeu – região que daria origem aos eslavos – remontam ao Neolítico.

As mais antigas descrições que temos dos eslavos chegaram pelos romanos, que descreviam os eslavos pelo nome Veneti. Eles eram caracterizados como bárbaros e hábeis guerreiros.

Os romanos os chamaram de “eslavos” para os diferenciarem dos povos que vinham do norte.

Já o historiador bizantino Jordanes se refere à população como Sclaveni. Em suas inscrições, o grupo de formidáveis guerreiros se distinguiam em três subdivisões aparentes: os eslavos ocidentais (atuais poloneses, checos, eslovacos e morávios), os do sul (búlgaros, sérvios, croatas e eslovenos) e os do oriente (com russos e ucranianos).

Devido à pressão populacional, entre os séculos VI e VIII d.C., algumas tribos eslavas começam a deixar o território de origem e se espalhar pelo continente europeu. Ocuparam parte dos atuais Bálcãs e o rio Danúbio foi a porta de entrada para a Europa Central.

Instalaram-se também onde hoje estão compreendidos países como a Bulgária, Polônia, Hungria, Eslovênia, Sérvia, Macedônia e Croácia.

Mapa da migração dos povos eslavos
Mapa retrata o local de origem e a migração histórica dos eslavos.

Cultura dos povos eslavos

A cultura e a arte eslava apresentam grande diversidade interna, compreendendo várias regiões e diferentes nacionalidades.

Características como a representação de cossacos e o som do Gusli e da Bandura (instrumentos musicais) são exemplos históricos da cultura eslava difundidos entre diferentes países.

As danças tradicionais folclóricas também fazem parte da cultura eslava, com variações entre as diferentes regiões. Existem coreografias destinadas aos homens, que envolvem saltos e passos executados com o dançarino agachado.

Destacam-se também os trajes ricamente costurados e enfeitados que homens e mulheres usavam nas festas. Quanto maior a posição social, mais enfeitada seria a roupa.

Hopak: dança tradicional eslava da Ucrânia (sécs. XVIII-XIX)
Hopak: dança tradicional eslava da Ucrânia (sécs. XVIII-XIX)

Língua Eslava

Os eslavos são caracterizados por uma rica diversidade linguística, abrangendo idiomas como russo, polonês, checo, sérvio, bósnio, entre outros. São línguas modernas descendentes do protoeslavo, que existiu por volta dos séculos V e VI d.C.

Há uma variação no sistema de escrita entre os eslavos. Enquanto alguns países e idiomas adotaram historicamente o alfabeto latino, como polonês, croata e tcheco, outros mantiveram o uso do alfabeto cirílico, como russo, ucraniano, búlgaro e sérvio.

Composto por 44 letras, o alfabeto cirílico teria sido inventado por São Cirilo e São Metódio, no século IX quando estavam catequizando os búlgaros. Com a expansão do Primeiro Império Búlgaro, o alfabeto cirílico foi adotado por outros povos eslavos como os eslovenos, sérvios e macedônios.

Também através dos missionários cristãos bizantinos, russos e ucranianos adotaram o alfabeto cirílico para seu idioma. No século XVIII, durante as reformas introduzidas na Rússia por Pedro, o Grande, o alfabeto cirílico russo foi simplificado.

Religião dos povos eslavos

Os eslavos antigos eram politeístas e suas crenças contribuíam para explicar os fenômenos naturais, dar coesão e hierarquia à sociedade.

O panteão de deuses eslavos apresentava variações regionais. Contudo, dentre as divindades cultuadas por esses povos, podemos destacar quatro nomes:

Perun – Deus-trovão, associado ao céu e à guerra. Uma das divindades mais antigas e comuns em várias regiões eslavas.

Svarog – Deus do fogo, considerado o pai do sol e da ferraria. Simboliza o sol, a justiça e a vida em si.

Veles – Por vezes representada ora como um homem, ora como uma mulher. É a divindade da natureza, das águas, da agricultura, do nascimento.

Striborg - O vento é o seu elemento principal, sendo também associado à riqueza e à fortuna.

À medida que os eslavos entraram em contato com o Império Romano e com os Bizantinos, eles adotaram ou foram convertidos ao cristianismo. Mais tarde, os eslavos, que pertenciam ao Império Romano Oriental, tornaram-se cristãos ortodoxos, religião que predomina no Leste Europeu até os dias de hoje.

Eslavos no Brasil

Um dos povos eslavos de maior presença no Brasil são os poloneses. Dezenas de milhares de imigrantes da Polônia chegaram ao Brasil, sobretudo na segunda metade do século XIX e início do século XX. Fugiam de guerras e buscavam melhores oportunidades na América do Sul.

A maioria se instalou no campo onde se dedicou à agricultura.

Países e regiões eslavas

  • Rússia,
  • Bielorrússia,
  • Ucrânia,
  • Polônia,
  • República Tcheca,
  • Eslováquia,
  • Lusácia,
  • Bulgária,
  • Croácia,
  • Macedônia,
  • Montenegro,
  • Sérvia,
  • Bósnia e Herzegovina,
  • Kossovo,
  • Eslovênia.

Aprofunde os seus estudos:

Referências Bibliográficas

GIMBUTAS, Marija. Os Eslavos. Lisboa: Editorial Verbo, 1975.

LANGER, William. A Encyclopedia of World History. Cambridge: Riverside Press, 1940.

The UNESCO Courier. The Slavs: a culture in close-up. Paris: UNESCO, v. 31, n. 8-9, ago.-set. 1978.

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2013), com mestrado em Ensino de História pela mesma instituição (2020). Atua como professor de História na educação básica e em cursos pré-vestibulares desde 2013. Desde 2016, também desenvolve conteúdos educativos na área de História.