Mar Cáspio


O Mar Cáspio é um mar interior e fechado que está localizado entre dois continentes: sudeste da Europa e oeste da Ásia. É chamado de “mar” devido a salinidade de suas águas.

Principais Características

Mar Cáspio

O Mar Cáspio é considerado o maior lago de água salgada do mundo, com cerca de 1000 km de comprimento e uma área aproximada de 370 mil Km2. É relativamente raso, com profundidade média de 180 metros, sendo sua maior profundidade 1000 metros. Está localizado cerca de 30 metros abaixo do nível do mar e possui um volume de 78 mil Km3.

Ainda que seja alimentado por rios de água doce, apresenta uma salinidade de 1,2%, o que corresponde a 1/3 de sal presente nos mares e oceanos. Esse fato é explicado por historiadores que acreditam que milhões de anos atrás ele recebeu água dos mares: Azov, Negro e Mediterrâneo.

O Mar Cáspio banha cinco países: Rússia, Azerbaijão, Turcomenistão, Cazaquistão e o Irã. Ainda que tenha cerca de 130 afluentes, o rio mais importante que o alimenta é o rio Vouga, localizado na Rússia, que deságua no norte do mar Cáspio. Além dele, merecem destaque os rios afluentes: Ural, Terek, Sulak e Kura.

Ele abriga cerca de 50 ilhas e em suas margens vivem aproximadamente 12 milhões de pessoas. De tal modo, é uma importante via de navegação, sendo o turismo e a pesca, as principais atividades desenvolvidas no local.

Questões Ambientais

Rico em petróleo, gás natural e ainda o peixe esturjão (que produz o caviar), ambientalistas apontam para a conservação do Mar Cáspio, uma vez que a exploração desenfreada alterou significativamente a sobrevivência das espécies existentes (cerca de 1800 espécies de animais e 720 espécies de plantas).

Importante destacar que em 2015, os países circundantes proibiram a pesca do esturjão. Vale lembrar que ele possui uma das regiões mais importantes de extração de petróleo gás natural do mundo, e sua exploração começou em meados do século XIX.

A exploração foi um fator preponderante de degradação do ambiente, no entanto, as grandes cidades que estão localizadas em suas margens também são responsáveis pela poluição de suas águas.

Saiba mais sobre os Mares e Oceanos do Mundo.