Era Mesozoica


A Era Mesozoica também é chamada de Idade dos Dinossauros e durou entre 241 milhões a 65 milhões de anos atrás. É dividida em três períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo. É nesse período que ocorre a maior extinção na Terra, dizimando 95% de toda a vida marinha e 70% da vida útil no planeta.

No início da Era Mesozoica, os continentes como os conhecemos hoje estavam unidos em uma massa continental denominada Pangeia. O continente Pangeia era dividido em Laurásia ao Norte e Gondwana, ao Sul.

Laurásia foi, posteriormente, dividido em continentes da América do Note e da Eurásia, enquanto Gondwana em América do Sul, África, Austrália, Antártica e no subcontinente da Índia, que após a Era Mesozoica colidiu com a Eurásia, formando os Himalaias.

Características

  • Entre 251 milhões e 199,6 milhões de anos atrás
  • Era dos dinossauros
  • Clima quente e árido
  • Surgem répteis como tartarugas e répteis
  • Surgem os primeiros mamíferos
  • Aumenta a variedade de moluscos, mariscos e caracóis
  • Surgem os tubarões, peixes ósseos e crocodilos marinhos
  • Surgem insetos como moscas, borboletas e libélulas
  • A Terra está coberta de árvores e plantas com flores
  • Extinção dos dinossauros

Sai mais sobre a História dos Dinossauros.

Período Triássico

O Período Triássico durou entre 245 e 208 milhões de anos e marca o início da Era Mesozoica. É nesse período que ocorre a extinção de grande parte dos animais da Terra, sendo dizimados corais, equinodermos, moluscos e invertebrados.

As plantas com sementes dominam a Terra e as primeiras plantas com flores, as chamadas angiospermas, evoluem durante o Triássico. Começam aparecer répteis marinhos, diversificando a fauna aquática.

Entre o meio o fim do Triássico surgem os dinossauros herbívoros e que não eram maiores que perus. Esses animais, contudo, tornaram-se maiores, mais rápidos e ferozes, o que os impelia a caçar as espécies menores.

Surgem os primeiros vertebrados voadores, os pterossauros. Também é no Triássico que aparecem os primeiros mamíferos e descendiam de répteis.

Era MesozoicaNo Período Triássico, há 200 milhões de anos, os continentes estavam unidos no supercontinente Pangeia

Período Jurássico

O Período Jurássico durou entre 208 e 146 milhões de anos atrás. Imensos dinossauros herbívoros, chamados saurópodes dominam a superfície terrestre e alimentavam-se de plantas gimnospermas. Os saurópodes, contudo, eram presas dos chamados terápodes, que incluíam Ceratosauros, Megalosauros e Alosauros.

No chamado Jurássico tardio, os répteis marinhos eram comuns, bem como os peixes e répteis marinhos. Havia, ainda, os ictiossauros, plesiossauros, equinoides, estrelas do mar e esponjas entre os invertebrados. Esse período é marcado pela evolução dos pássaros.

Era MesozoicaNo Período Jurássico, a Terra estava dividida entre os continentes Laurásia e Gondwana

Período Cretáceo

O Período Cretáceo é compreendido entre 146 milhões e 65 milhões de anos atrás. Entre as principais características desse período está o surgimento de raias, tubarões modernos e répteis marinhos.

Entre os répteis terrestres, dominam a Terra o Tiranossauro Rex, o Tricepator, o Velociraptor e o Spinosauros. Surgem as primeiras aves e os mamíferos passam por intensa evolução.

É um período de intensa diversificação dos insetos, do surgimento das primeiras formigas, cupins e borboletas. Aparecem os pulgões, gafanhotos e vespas. O Cretáceo é marcado, ainda, pelo surgimento da abelha, como parte integrante da simbiose com o aparecimento das plantas com flores.

O Período Cretáceo termina com a extinção de metade da vida da Terra e dos animais não-aviários. Entre as teorias aceitas para a causa da extinção está o impacto de um corpo celeste na Península de Yucatán, no México.

Leia mais em: Eras Geológicas