Exercícios sobre origem da vida

Carolina Batista

Teste seus conhecimentos a respeito das teorias sobre origem dos seres vivos com as 10 questões a seguir. Confira também os comentários após o gabarito para tirar suas dúvidas sobre o tema.

Questão 1

A origem da vida atribuída a um ser criador é:

a) difundida apenas por religiões monoteístas, como o Cristianismo.
b) apresentada apenas na Bíblia Sagrada, que tem Deus como criador do homem e do universo.
c) uma concepção com embasamento mítico/religioso observada em diferentes civilizações.
d) uma hipótese pouco aderida na sociedade.

Alternativa correta: c) uma concepção com embasamento mítico/religioso observada em diferentes civilizações.

A defesa de que a vida é criação de uma ou mais entidades superiores é defendida por muitas pessoas com base, principalmente, em narrativas mítico/religiosas.

O Cristianismo, por exemplo, é uma religião monoteísta que prega a existência de um Deus que criou o universo e tudo que nele existe. Já na mitologia grega a criação do homem é atribuída aos titãs e na mitologia chinesa a humanidade surgiu pela deusa Nüwa.

Questão 2

Segundo a teoria da abiogênese, os primeiros seres que surgiram no planeta teriam sido:

a) gerados pelo desenvolvimento de um complexo ativado na matéria inanimada.
b) gerados espontaneamente a partir de um “princípio ativo” contido na matéria não viva.
c) gerados pela junção de conglomerados e condições favoráveis.
d) gerados individualmente por uma entidade superior.

Alternativa correta: b) gerados espontaneamente a partir de um “princípio ativo” contido na matéria não viva.

O filósofo grego Aristóteles foi um dos principais defensores na abiogênese, que defendia o surgimento da vida a partir da matéria não viva com um “princípio ativo” ou “força vital” presente.

Essa teoria foi por muito tempo utilizada para explicar o surgimento de vermes nas pessoas, que teriam consumido alimentos com essa força, e também o aparecimento de insetos no lixo.

Saiba mais sobre a Abiogênese.

Questão 3

Analise as afirmações:

I. Um ser vivo é originado a partir de um ser vivo preexistente.
II. Os experimentos de Redi, Needham-Spallanzani e Pasteur comprovam o surgimento de seres vivos pela reprodução de seres já existentes.
III. Apesar de ser uma teoria aceita, não se conseguiu demonstrar como surgiu o primeiro ser vivo.

Essas afirmações fortalecem a teoria de origem da vida chamada:

a) Evolução química
b) Abiogênese
c) Biogênese
d) Panspermia

Alternativa correta: c) Biogênese.

A biogênese é uma teoria sobre a origem da vida que admite que um ser vivo só pode ser originado de um ser vivo preexistente.

O experimento de Redi, utilizando carne crua em frascos abertos e fechados, identificou que nos frascos abertos surgiam larvas pelo contato das moscas com a carne.

O experimento de Spallanzani contrapôs os resultados dos estudos de Needham ao ver que frascos hermeticamente fechados após passar por um longo aquecimento, ao ponto de eliminar todos os organismos existentes no caldo nutritivo, não dariam origem a seres vivos.

O experimento de Pasteur também utilizava caldos nutritivos aquecidos, que ao entrar em contato com o ar proliferavam microrganismos.

Embora essa teoria através dos experimentos comprove que um ser vivo vem de um ser vivo já existente, não foi possível demonstrar o surgimento do primeiro ser vivo.

Saiba mais sobre a Biogênese.

Questão 4

A Panspermia é uma teoria que:

a) afirma que as mudanças na atmosfera primitiva desencadearam o surgimento de vida no planeta.
b) explica o surgimento de vida na Terra através do Big Bang.
c) afirma que a vida surgiu fora do planeta e foi trazida através de meteoritos e cometas.
d) explica a origem da vida através de coacervados.

Alternativa correta: c) afirma que a vida surgiu fora do planeta e foi trazida através de meteoritos e cometas.

Segundo a hipótese de Panspermia, também chamada de teoria cosmogênica, a origem da vida na Terra encontra-se fora do planeta e foi trazida através de meteoritos e cometas, contendo fragmentas/corpos resistentes, como esporos, que se desenvolveram devido às condições favoráveis do planeta.

Questão 5

A teoria da evolução química, defendida por Oparin e Haldane, admite:

I. Surgimento das células
II. Síntese proteica nos oceanos primitivos
III. Formação de coacervados
IV. Combinação de moléculas

A ordem lógica dessas ocorrências é:

a) IV; III; II; I.
b) II; III; IV; I.
c) III; IV; II; I.
d) IV; II; III; I.

Alternativa correta: d) IV; II; III; I.

Combinação de moléculas

Segundo a teoria, os gases da atmosfera primitiva ao seres atingidos por descargas elétricas (raios e relâmpagos) e radiação solar reagiam e formavam moléculas muito simples.

Síntese proteica nos oceanos primitivos

As moléculas orgânicas simples levadas aos oceanos primitivos evoluíram para moléculas mais complexas. Esse aumento gradual de moléculas orgânicas fez com que os mares se tornassem uma “sopa nutritiva” de aminoácidos e proteínas.

Formação de coacervados

As moléculas orgânicas nos mares primitivos passaram a se aglomerar formando estruturas conhecidas como coacervados. Nos coacervados ocorriam trocas com o meio externo e reações químicas internas. Essas estruturas ficavam separadas do meio e algumas uniam-se formando coacervados mais complexos.

Surgimento das células

As primeiras células, embora não haja um consenso sobre o surgimento, deveriam ser estruturas simples delimitadas por uma membrana e o interior apresentava ácidos nucleicos.

Questão 6

Observe a imagem abaixo que representa o experimento realizado pelo médico italiano Francesco Redi. A seguir, descreva o experimento e que teoria o resultado obtido pelo cientista comprova.

Experimento de Redi teoria da biogênese

Resposta:

Francesco Redi, médico italiano, buscando entender como surgiam as larvas em alimentos em decomposição realizou um experimento que consistia em deixar um pedaço de carne em um recipiente tampado com gaze e outro aberto.

Redi observou que conforme a carne se decompunha as moscas eram atraídas, mas só conseguiam entrar no recipiente aberto e, posteriormente, observava-se o surgimento de larvas no material.

Essa experiência levou Redi a constatar que as larvas observadas saíram de ovos postos na carne por moscas e após algum tempo também se transformavam em moscas.

Segundo as informações expostas, o resultado dessa experiência reforça a hipótese de que um ser vivo só pode ser formado a partir de um ser vivo preexistente, conforme a teoria da Biogênese.

Saiba mais sobre o Experimento de Redi.

Questão 7

(PUC-SP) Considere os seguintes eventos relativos à origem da vida:

I — Aparecimento do processo de fermentação.
II — Formação de coacervatos.
III — Aparecimento dos processos de fotossíntese e respiração aeróbica.
IV — Estabelecimento do equilíbrio entre heterótrofos e autótrofos.

A ordem lógica em que esses eventos ocorreram é:

a) I - II - III - IV.
b) I - II - IV - III.
c) II - I - III - IV.
d) II - III - IV - I.
e) IV - III - II - I.

Alternativa correta: c) II - I - III - IV.

Formação de coacervados.

A reações com os gases da atmosfera primitiva provocadas por descargas elétricas fizeram surgir moléculas orgânicas simples, que evoluíram tornando-se mais complexas e aglomeraram-se formando os coacervados.

Aparecimento do processo de fermentação.

Segundo a hipótese heterotrófica os primeiros seres vivos não produziam seu próprio alimento, mas consumiam as moléculas orgânicas do ambiente e adquiriam energia através do processo de fermentação, produzindo gás carbônico e álcool.

Aparecimento dos processos de fotossíntese e respiração aeróbica.

Mutações nos primeiros seres vivos desenvolveram a capacidade de realizar fotossíntese, aproveitando o gás carbônico e a energia luminosa do Sol, e produzir moléculas mais complexas e gás oxigênio.

Estabelecimento do equilíbrio entre heterótrofos e autótrofos.

O estabelecimento de equilíbrio entre seres heterótrofos e autótrofos é resultado de um longo processo, cerca de bilhões de anos.

Questão 8

(UFPB) Em nosso planeta, o que distingue a matéria viva da não-viva é a presença de elementos químicos (C, H, O, N) que, junto com outros, formam as substâncias orgânicas. Os seres vivos são formados a partir de níveis bem simples e específicos até os mais complexos e gerais. Numa ordem crescente de complexidade, estes níveis têm a seguinte sequencia:

a) biosfera, ecossistema, comunidade, população, organismo, sistema, órgão, tecido, célula, molécula.
b) molécula, célula, tecido, organismo, órgão, população, comunidade, ecossistema, sistema, biosfera.
c) molécula, célula, tecido, órgão, organismo, população, comunidade, sistema, ecossistema, biosfera.
d) molécula, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população, comunidade, ecossistema, biosfera.
e) biosfera, comunidade, população, ecossistema, sistema, órgão, organismo, tecido, célula, molécula.

Alternativa correta: d) molécula, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população, comunidade, ecossistema, biosfera.

Molécula: união de átomos de elementos químicos que representa a unidade formadora das substâncias.

Célula: unidades estruturais e funcionais dos seres vivos.

Tecido: união de células semelhantes que desempenham juntas determinadas funções.

Órgão: formado por um agrupamento de tecidos.

Sistema: formados por um agrupamento de órgãos para realizar funções vitais a um organismo.

Organismo: estrutura altamente organizada que define a forma individual de um ser vivo.

População: agrupamento de indivíduos de uma mesma espécie.

Comunidade: agrupamento de seres vivos que interagem entre si dentro de um ecossistema.

Ecossistema: conjunto de comunidades que habitam e interagem em um determinado espaço.

Biosfera: camada da Terra que reúne todos os ecossistemas existentes.

Questão 9

(Enem/2012) Em certos locais, larvas de moscas, criadas em arroz cozido, são utilizadas como iscas para pesca. Alguns criadores, no entanto, acreditam que essas larvas surgem espontaneamente do arroz cozido, tal como preconizado pela teoria da geração espontânea.

Essa teoria começou a ser refutada pelos cientistas ainda no século XVII, a partir dos estudos de Redi e Pasteur, que mostraram experimentalmente que

a) seres vivos podem ser criados em laboratório.
b) a vida se originou no planeta a partir de microrganismos.
c) o ser vivo é oriundo da reprodução de outro ser vivo pré-existente.
d) seres vermiformes e microrganismos são evolutivamente aparentados.
e) vermes e microrganismos são gerados pela matéria existente nos cadáveres e nos caldos nutritivos, respectivamente.

Alternativa correta: c) o ser vivo é oriundo da reprodução de outro ser vivo pré-existente.

Os estudos de Redi e Pasteur contribuíram para o desenvolvimento da teoria da biogênese, ou seja, que um ser vivo é oriundo da reprodução de outro ser vivo pré-existente.

No experimento de Redi, por exemplo, o acesso de um ser vivo ao alimento estudado fazia com que formas de vida, como as larvas, fossem desenvolvidas. Quando as moscas não tinham acesso ao alimento nenhum ser vivo era observado.

Questão 10

(Enem/2002) As áreas numeradas no gráfico mostram a composição em volume, aproximada, dos gases na atmosfera terrestre, desde a sua formação até os dias atuais.

questão do enem sobre origem da vida

Considerando apenas a composição atmosférica, isolando outros fatores, pode-se afirmar que:

I. Não podem ser detectados fósseis de seres aeróbicos anteriores a 2,9 bilhões de anos.
II. As grandes florestas poderiam ter existido há aproximadamente 3,5 bilhões de anos.
III. O ser humano poderia existir há aproximadamente 2,5 bilhões de anos.

É correto o que se afirma em:

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

Alternativa correta: a) I, apenas.

Como os seres aeróbicos necessitam de oxigênio para realizar a respiração, não poderiam ser detectados fósseis com essa característica anteriores a 2,9 bilhões de anos.

A afirmativa II está incorreta, pois nesse período não havia oxigênio na atmosfera que propiciasse o desenvolvimento das grandes florestas.

A afirmativa III também está errada já que a quantidade de oxigênio no período mencionado ainda era muito pouco.

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Carolina Batista
Carolina Batista
Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011) e Bacharelada em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018).