Exercícios sobre evolução

Carolina Batista
Carolina Batista
Professora de Química

Teste seus conhecimentos sobre evolução com as 10 questões a seguir. Confira os comentários após o gabarito para tirar suas dúvidas sobre o tema.

Questão 1

Em Biologia, a evolução pode ser definida como

a) Exclusivamente a alteração da fisionomia de um ser vivo.
b) Modificação e adaptação das espécies ao longo do tempo.
c) Desenvolvimento das espécies em ambientes inóspitos.
d) Transformação da composição química de um ser vivo.

Alternativa correta: b) Modificação e adaptação das espécies ao longo do tempo.

A evolução biológica resulta da adaptação aos ambientes, através das modificações nas características hereditárias, e é responsável pela diversidade de espécies existentes.

Questão 2

Na Biologia, a evolução é definida como o processo de modificações em gerações sucessivas de uma espécie. Pela teoria da evolução, as espécies evoluem porque mudam com o passar do tempo e as características podem ser afetadas por haver variação genética.

Fatores que contribuem para o aumento da variedade genética são:

a) processos induzidos por fatores externos
b) Cruzamento entre espécies e alimentação
c) Mutação e recombinação gênica
d) Mudanças climáticas e relações interespecíficas

Alternativa correta: c) Mutação e recombinação gênica.

A variedade genética refere-se às variações dos genes entre organismos através de mutações, que corresponde à modificação do material genético, e recombinação gênica, pela combinação de genes de diferentes indivíduos na reprodução sexuada.

Essas mudanças determinam as características morfológicas e fisiológicas em uma população, que podem conceder vantagem ao organismo em determinado ambiente e ser transferida para seus descendentes.

Questão 3

As principais vertentes que tentam explicar a origem da vida e evolução das espécies são o criacionismo e o evolucionismo. Os argumentos criacionistas apresentam bases religiosas e as teorias evolucionistas possuem teor científico. De acordo com seus conhecimentos, descreva as duas teorias.

Resposta correta:

Existem duas grandes teorias que buscam explicar a diversidade de seres existentes: criacionismo e evolucionismo.

Segundo o criacionismo, os seres vivos foram criados tão como conhecemos por um ser superior. Por não estarem sujeitos à evolução ou modificações, essa é a principal diferença do que a teoria evolucionista defende. Essa ideia tradicional de que Deus é o criador de todas as coisas encontra embasamento nas escrituras sagradas.

Conforme pressupõe o evolucionismo, a diversidade de seres vivos que conhecemos é resultado de uma cadeia evolutiva de desenvolvimento, onde as espécies apresentam um ancestral comum. As ideias evolucionistas de Charles Darwin são uma das mais utilizadas para explicar a evolução dos seres vivos.

Questão 4

As duas principais vertentes relacionadas com a evolução das espécies são a criacionista, um ser superior criou o planeta e tudo que nele existe, e a evolucionista, resultado da seleção natural das espécies.

Considerando as diferentes hipóteses evolucionistas, Lamarckismo e Darwinismo, descreva que argumentos os cientistas utilizaram para justificar a evolução das espécies.

Resposta:

O naturalista Jean-Baptiste Lamarck desenvolveu ideias para entender a evolução baseado nas leis do uso e desuso e da transmissão dos caracteres adquiridos. O lamarckismo justifica a evolução em espécies pelo maior uso de alguns órgãos, fazendo com que esses se desenvolvam, e ao desuso de outros órgãos, que se atrofiam com o tempo. Para ele, características adquiridas eram transmitidas de geração a geração.

Para o naturalista inglês Charles Darwin, todos os seres são descendentes de um ancestral comum que passaram por modificações ao longo do tempo e que se acumulando por gerações passaram a ser perceptíveis. Essas variações fizeram com que a probabilidade de sobrevivência e reprodução permitissem uma seleção natural.

Questão 5

Assinale a alternativa que NÃO contém um mecanismo de evolução biológica segundo a teoria do neodarwinismo.

a) Mutação
b) Deriva genética
c) Seleção natural
d) Mimetismo

Alternativa correta: d) Mimetismo.

a) CORRETA. As mutações são alterações no material genético que podem acarretar no surgimento de uma nova característica.

b) CORRETA. A deriva genética corresponde às modificações que ocorrem ao acaso das frequências alélicas de uma população.

c) CORRETA. A seleção natural representa a seleção de indivíduos que melhor se adaptam a determinadas condições.

d) ERRADA. Trata-se de uma característica adaptativa que consiste em imitar outro ser para obter vantagens.

Questão 6

A Paleontologia é o ramo da ciência que estuda os fósseis. O termo fóssil vem do latim fossilis e está relacionado com o verbo cavar, em latim fodere, que significa “retirado por escavação”.

Classifique as afirmativas a seguir com VERDADEIRO (V) ou FALSO (F).

I. Fósseis são vestígios de organismos que foram preservados com o passar dos anos.
II. Qualquer resto ou vestígio encontrado imerso no solo é considerado um fóssil.
III. A fossilização está relacionada com as condições do local e características morfológicas do organismo.
IV. As emissões radioativas de elementos, como carbono e urânio, auxiliam na determinação da idade de um fóssil.

A sequência correta é:

a) V, V, V, F
b) V, V, F, V
c) V, F, V, V
d) V, V, V, V

Alternativa correta: c) V, F, V, V.

Os fósseis são considerados peças fundamentais para o estudo da evolução dos seres vivos e utilizados como evidências do processo evolutivo. Esses vestígios provém de organismos que foram preservados naturalmente com o passar dos anos.

I. CORRETA. Um fóssil apresenta suas principais características conservadas e através disso é possível conhecer os seres que viveram em outros períodos.

II. ERRADA. São considerados fósseis os vestígios com mais de 11 mil anos.

III. CORRETA. Por exemplo, partes duras do corpo de um ser são mais propensas à fossilização do que as moles.

IV. CORRETA. É possível determinar a idade de um fóssil com a contabilização das emissões radioativas de elementos, como carbono e urânio. A datação por carbono-14 é um dos métodos mais utilizado.

Questão 7

A teoria da origem das espécies de Charles Darwin analisou o mecanismo evolutivo partindo de um ancestral comum.

De acordo com a teoria proposta por Darwin, esses ancestrais comuns ao longo do tempo geológico sofreram alterações, que somadas e acumuladas em sucessivas gerações justificam as diferenças entre as novas espécies.

Segundo o Darwinismo existem várias evidências que sustentam o fato, e o princípio utilizado por Darwin para defender a sua teoria é:

a) Irradiação adaptativa
b) Seleção natural
c) Sintetismo da evolução
d) Deriva genética

Alternativa correta: b) Seleção natural.

A diversidade de animais, plantas e demais seres vivos que habitam na Terra provém da modificação e adaptação de seres preexistentes que passaram por um processo evolutivo.

A descendência de ancestrais comuns é a ideia principal da evolução biológica. A variação e modificação de populações criaram características vantajosas que selecionadas contribuem para o desenvolvimento em determinados ambientes para sobrevivência e adaptação das espécies, conforme o mecanismo da seleção natural.

Questão 8

(Unesp) Considere as seguintes afirmações:

1) "O gafanhoto é verde porque vive na grama".
2) "O gafanhoto vive na grama porque é verde".

Na sua opinião, qual afirmação seria atribuída a Darwin e qual seria atribuída a Lamarck? Justifique sua resposta.

Resposta:

1) A afirmação seria atribuída à Jean-Baptiste de Lamarck, pois o uso contínuo da grama teria interferido na espécie tornando-o verde para que o mesmo vivesse na grama.

2) A afirmação seria atribuída à Charles Darwin, pois o fato de ser verde assim como a grama dá vantagem ao gafanhoto por se camuflar e fugir dos predadores, ao contrário de animais de outras cores.

Questão 9

(UFCSPA) Assinalar a alternativa INCORRETA:

a) Órgãos de diferentes evolutivas e que apresentam mesma função são chamados de análogos.
b) São evidências da evolução das espécies a anatomia, a embriologia e a bioquímica comparadas, bem como o estudo dos fósseis.
c) Órgãos de mesma origem evolutiva, embora possam apresentar funções diferentes, são chamados de homólogos.
d) Algumas das ideias de Alexander Oparin acerca da origem da vida foram comprovadas experimentalmente por Stanley Miller e Sidney Fox.
e) Um dos experimentos de Louis Pasteur corroborou a teoria da geração espontânea.

Alternativa incorreta: e) Um dos experimentos de Louis Pasteur corroborou a teoria da geração espontânea.

A teoria da abiogênese, também chamada de teoria da geração espontânea, foi derrubada pelos experimentos de Louis Pasteur. Utilizando caldos nutritivos, Pasteur comprovou que o surgimento de organismos vivos ocorria através de seres preexistentes e não de uma força ativa na matéria.

Questão 10

(UEL) Com relação à evolução humana, algumas espécies de hominídeos que precederam o Homo sapiens, estão relacionadas a seguir.

I. Homo habilis
II. Australopithecus afarensis
III. Homo erectus
IV. Australopithecus ramidus
V. Paranthropus robustus

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a ordem cronológica, da mais antiga para a mais recente, em que essas espécies surgiram.

a) II, IV, V, III, I.
b) IV, II, V, I, III.
c) IV, II, V, III, I.
d) V, II, IV, III, I.
e) V, IV, III, II, I.

Alternativa correta: b) IV, II, V, I, III.

IV. Australopithecus ramidus: espécie que viveu entre 5,8 e 5,2 milhões de anos atrás.

II. Australopithecus afarensis: espécie que viveu entre 3,9 e 2,8 milhões de anos atrás.

V. Paranthropus robustus: espécie que viveu entre 2,5 e 1,7 milhões de anos atrás.

I. Homo habilis: espécie que viveu entre 2 milhões e 1,4 milhões de anos atrás.

III. Homo erectus: espécie que viveu há cerca de 1,5 milhões de anos atrás.

Adquira mais conhecimento com os conteúdos:

Carolina Batista
Carolina Batista
Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011) e Bacharelada em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018).