Período Jurássico


O Período Jurássico corresponde ao segundo período da Era Mesozoica (entre 205 a 142 milhões de anos atrás) sendo suas principais características o início da fragmentação da Pangeia e o surgimento dos dinossauros.

Ademais, foi nesse período que surgem as reservas de petróleo, decorrente do acúmulo de sedimentos.

Vale lembrar que a Pangeia correspondia a uma grande massa sólida que formava um único continente no planeta, e durante o período jurássico, ela é dividida em dois blocos:

a Laurasia (que atualmente corresponde à América do Norte, Europa e Ásia), ao norte, e a Gondwana (hoje os territórios da América do Sul, África, Antártica, Austrália e Índia), ao sul.

Observe que a configuração dos continentes no planeta Terra, tal qual conhecemos hoje, durou cerca de 100 milhões de anos para se formar.

De tal modo, durante o período jurássico, a elevação dos níveis de águas dos oceanos adentrou os continentes, permitindo assim, o desenvolvimento da vegetação (florestas, coníferas, gimnospermas e algumas angiospermas), dos mares intra continentais e, consequentemente, dos animais (peixes, anfíbios, aves, répteis, insetos e pequenos mamíferos marsupiais), dos quais se destacam os dinossauros.

Por esse motivo, o período jurássico é, muitas vezes, chamado de “Era dos Dinossauros”.

O termo mesozoico é composto pelas raízes gregas “mesos” (meio, intermédio), “zoom” (animal) e o sufixo “-ikos” (relativo a), que significa literalmente “vida intermediária”.

Por sua vez, o termo “jurássico” deriva do nome “Jura”, cadeia de montanhas localizada entre a Suíça, França e Alemanha.

Seu nome surgiu na medida em que essas montanhas se formaram durante o período jurássico, a partir do acúmulo de sedimentos depositados durante anos.

Eras Geológicas

As Eras Geológicas são períodos da história que estão relacionadas com as mudanças que ocorreram na geografia do planeta terra, sendo classificadas em:

  • Era Paleozoica: também chamada de “Era Primária”, compreende o período de 540 milhões de anos a 250 milhões de anos atrás, sendo dividida em seis períodos: Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano.
  • Era Mesozoica: também chamada de “Era Secundária” é dividida em três períodos: Triássico (250 a 205 milhões de anos atrás), Jurássico (205 a 142 milhões de anos atrás) e Cretáceo (135 a 65 milhões de anos).
  • Era Cenozoica: também chamada de “Era Terciária ou Quartenária”, corresponde ao período de 65 milhões de anos atrás até os dias de hoje, sendo dividida nos períodos Terciário e Quaternário.

Para saber mais sobre as características de cada Era, acesso o link: Eras Geológicas

Dinossauros

Os dinossauros, répteis gigantescos que viviam na água, no ar e na terra, foram os animais mais representativos desse período, sobretudo dos dinossauros carnívoros.

Os dinossauros que viviam na água representavam o grupo dos plesiossauros, e os que possuíam asas, ou seja, viviam no ar, eram chamados de pterossauros.

Há diversos tipos de dinossauros, dos quais se destacam os predadores carnívoros Tiranossauro e Dilofossauro e os herbívoros Diplodoco e Ultrassauro.

Esses gigantescos répteis foram extintos do palneta pois, segundo pesquisas, em 65,5 milhões de anos atrás, no final do período cretáceo, um enorme meteoro atingiu a Terra, dizimando toda a população de dinossauros.

Sabemos de sua existência pelos estudos dos fósseis encontrados, e atualmente, expostos em diversos museus do mundo.

Saiba mais sobre a História dos Dinossauros.