Era Cenozoica


A Era Cenozoica começou há 65 milhões de anos e dura até o presente. Significa "vida nova" e também é conhecida como a Idade dos Mamíferos. É nessa era que surge o homem atual, o Homo Sapiens e a tecnologia.

A Era Cenozoica é dividida em três períodos: Paleogênico (que dura de 65,5 milhões a 23 milhões de anos atrás), Neogênico (de 23 a 2,3 milhões de anos atrás) e Quaternário (começou há 2,6 milhões e dura até os tempos atuais).

É nesse intervalo de tempo em que os continentes assumem a atual configuração geográfica e que a fauna e flora diversificam assumindo a complexidade atual.

Era CenozoicaNa Era Cenozoica os continentes assumiram a posição atual

A Era Cenozoica reflete o desenvolvimento e a diversificação da vida na Terra a partir do Paleozoico (que significa vida antiga) e através do Mesozoico (vida média).

Características

  • Aparecimento do Homo Sapiens
  • É também conhecida como Era dos Mamíferos
  • É marcada por intensas mudanças climáticas
  • Expansão dos oceanos
  • Diversificação das formas de vida na flora e fauna
  • Aparecimento dos peixes com ossos
  • Estabilização das placas tectônicas
  • Clima tropical

Principais Acontecimentos

A Era Cenozoica é marcada por amplo desenvolvimento em todos os continentes, principalmente nas planícies de baixa altitude, como no Golfo e nas planícies costeiras atlânticas da América do Norte.

As rochas sedimentares predominam durante a Era Cenozóica e mais da metade do petróleo do mundo ocorre em rochas dessa idade. Várias das grandes cadeias de montanhas do mundo foram construídas durante a Era Cenozoica.

Foi durante a Era Cenozoica que ocorreu o desmembramento do continente Laurásia, formado pela Groelândia e Escandinávia, separadas há cerca de 55 milhões. Surge, assim, o Mar da Noruega-Groelândia, ligando o Atlântico Norte aos mares árticos.

O Oceano Atlântico é expandido, enquanto o Pacífico tem redução líquida em consequência da expansão contínua do fundo dos oceanos. É também durante a Era Cenozóica que ocorre a Glaciação na Antártida, há cerca de 35 milhões de anos atrás e no hemisfério norte entre 3 e 2,5 milhões de anos.

A Vida na Era Cenozoica

A drástica diversidade da vida na Era Cenozoica, com a modernização da flora e, principalmente da fauna é atribuída à expansão explosiva e à capacidade de adaptação já iniciada no Período Cretáceo. Por conta das mudanças climáticas, houve diferenciação entre a flora das regiões frias e das regiões subtropicais e tropicais.

A evolução da vida terrestre foi contínua durante a Era Cenozoica, que começou dominada por pássaros, crocodilos e apenas um mamíferos. Mais tarde contudo, os mamíferos começaram a prosperar e se diversificar de maneira intensa, deixando as aves em desvantagens.

Foi no Período Neogênico que houve o aumento das savanas, flores e grama. A grama foi muito significativa para a evolução dos mamíferos. Assim, apareceram mamíferos semelhantes a cavalos, vacas e outros herbívoros. Entre as formas de vida marinha, surgem os moluscos e os corais que formam o cinturão tropical.

Somente no fim, a cerca de 50 mil anos atrás da Era Cenozoica é que o Homo Sapiens moderno passa a povoar a Terra. A evolução do homem, porém, é intensificada há 6 mil anos, quando há evidências da língua, escrita e aglomeração em grupos.

E na Era Cenozoica que ocorre um dos grandes períodos de extinção na Terra, a Idade do Gelo, ocorrida há entre 8 e 10 milhões de anos atrás. O fenômeno é atribuído a mudanças climáticas após o derretimento das geleiras.