Pressão Atmosférica
A pressão atmosférica é a força exercida pela massa de gases da atmosfera sobre uma determinada superfície.
O valor da pressão atmosférica não é constante. Varia em função da altitude do local, sendo menor a medida que a altitude aumenta.
Além da variação com relação a altitude, seu valor também sofre alterações ao longo do tempo e em locais de mesma altitude.
Isto se deve ao fato da pressão atmosférica estar intimamente relacionada com a temperatura, a densidade e o volume da massa de ar.
Como a medida da pressão atmosférica é um importante indicador de mudanças meteorológicas, seu valor é registrado ao longo do dia em diferentes pontos da Terra.
Instrumentos de Medida
A medida da pressão atmosférica é feita com instrumentos chamados barômetros que podem ser de dois tipos: o de mercúrio e o aneroide.
O barômetro de mercúrio é o mais preciso e foi inventado por Evangelista Torricelli (1608-1647) em 1643. Ele consiste em um tubo de aproximadamente 1 m de comprimento, preenchido com mercúrio.
Também é utilizado para medir a pressão atmosférica um instrumento chamado barômetro aneroide. Este instrumento possui um sensor formado por discos metálicos flexíveis hermeticamente fechados.
No interior dos discos existe uma pequena quantidade de ar e uma mola que evita que a câmara seja esmagada pela variação de pressão.
Conforme a pressão aumenta, contrai os discos e essa contração é transmitida a um ponteiro calibrado que indica o valor da pressão. Esse ponteiro, muitas vezes é acoplado a uma pena que registra a variação da pressão ao longo do dia. Neste caso, o instrumento é chamado de barógrafo.
Como existe uma relação entre a pressão e a altitude, é usado com frequência barômetros para determinar a altitude de um local.
Chamados de altímetros, medem o valor da pressão e o seu mostrador converte para a altitude correspondente.
Fórmula da Pressão
A pressão é dada pela razão entre a força e a área da superfície, assim temos:
Onde,
p: pressão
F: força
A: área
No caso da pressão atmosférica, a força (F) representa o peso da coluna de ar sobre uma determinada superfície. A unidade de pressão no sistema internacional é o N/m2, sendo também chamada de Pa (pascal).
Quando indicamos os valores da pressão atmosférica, normalmente usamos um múltiplo do pascal, o hPa.
Variação da Pressão com a Altitude
O valor da pressão atmosférica padrão ao nível médio do mar é de 760 mmHg (milímetros de mercúrio) ou 1 atm (atmosfera). Esse valor corresponde a 101325 Pa ou 1013,25 hPa (unidade mais usada).
Ao subir ao longo da atmosfera, o peso da coluna de ar diminui e, consequentemente, o valor da pressão atmosférica também reduz.
A tabela abaixo apresenta os valores médios da pressão para diferentes altitudes:
Para saber mais, leia também
- O que é atmosfera?
- Exercícios de pressão atmosférica
- Propriedades do Ar
- Hidrostática
- Teorema de Stevin
- Pressão Hidrostática
- Fórmulas de Física
- Massas de Ar: o que são e quais as características
GOUVEIA, Rosimar. Pressão Atmosférica. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/pressao-atmosferica/. Acesso em: