Estado do Amapá
O Estado do Amapá está localizado na região Norte do Brasil. A capital é Macapá e a sigla AP.
- Área: 142.828.520
- Limites: ao norte com a Guiana Francesa, a leste com o oceano Atlântico, ao sul e oeste com o Pará e a nordeste com o Suriname
- Número de municípios: 16
- População: 776,6 mil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
- Gentílico: quem nasce no Amapá é amapaense
A maior parte do território do Amapá está coberta pela Floresta Amazônica. Ao todo, 73% da área do estado são cobertos pela floresta.
História
A área hoje ocupada pelo Estado do Amapá era denominada capitania Costa do Cabo do Norte. Toda a região pertencia ao português Bento Manuel Parente e foi doada pela coroa portuguesa em 1637.
Alvo de intensas disputas, foi almejado por holandeses e ingleses, que terminaram expulsos pelos portugueses.
Por ocasião da assinatura do Tratado de Utrecht, em 1713, o Amapá foi reivindicado pelos franceses. O tratado estabeleceu limites que não foram respeitados pelos franceses e a coroa portuguesa determinou a construção de um forte para evitar invasões.
Economia
As principais atividades econômicas do Amapá são o extrativismo mineral e vegetal. A economia é mercada pela extração de castanha-do-pará, palmito e madeira.
São abundantes as riquezas minerais, com destaque para o ouro, manganês, calim e granito.
No setor agropecuário, há produção de arroz e mandioca é significativa. Também crescem os rebanhos bovino e bubalino. A pesca é de suma importância para a economia local.
Clima
O Amapá é influenciado pelo clima equatorial. Por estar em área de floresta, o índice pluviométrico é elevado e chega a 2,5 mil milímetros ao ano. As temperaturas variam entre 25º e 30º.
Continue a estudar!
Estado do Amapá. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/amapa/. Acesso em: