Frutas

Lana Magalhães

As frutas são alimentos ricos em nutrientes e substâncias que contribuem com a saúde.

Considerada como uma fonte natural de diversas propriedades medicinais, as frutas se tornam uma excelente opção para o organismo.

Cada fruta apresenta características que atuam na prevenção de doenças e manutenção da saúde.

Lista de Frutas

Confira abaixo uma lista de 50 frutas e suas características e benefícios para a saúde.

1. Abacate (Persea americana)

abacate
Abacate

Originário da América Central, o abacate possui vitaminas A, B, C, D, E, proteínas, cálcio, magnésio, fósforo, ferro e potássio. O Brasil é, provavelmente, o único lugar do mundo que o consome como sobremesa, utilizando açúcar e leite. Em outros países, é usado como um alimento temperado com sal e azeite.

2. Abacaxi (Ananas comosus)

abacaxi
Abacaxi

Encontrado originalmente em toda a América do Sul tropical, o abacaxi é rico em vitamina C e contribui para o funcionamento do sistema imunológico. Também auxilia na perda de peso e alívio das dores musculares.

3. Açaí (Euterpe oleracea)

açaí
Açaí

Uma das frutas brasileiras mais conhecidas em todo o mundo e típica da Amazônia. O açaí é um alimento altamente energético, rico em cálcio, sais minerais, fósforo e ferro. Pode ser consumido a partir da preparação do seu vinho ou suco e também associado com granola, mel e outras frutas, ou ainda em pratos salgados.

4. Acerola (Malpighia emarginata)

acerola
Acerola

Originária da América Central, a acerola é fonte de vitamina C e auxilia no combate a doenças respiratórias. É consumida natural ou ainda como suco, doces, geleias e sorvetes.

5. Amora (Morus alba)

amora
Amora

A amora é uma fruta rica em vitaminas A, C e K e possui propriedades anti-inflamatórias. Ela contribui para combater a anemia e o envelhecimento. Seu consumo pode ser in natura ou ainda utilizada no preparo de sobremesas ou sucos.

6. Araticum (Annona coriacea)

araticum
Araticum

O Araticum é uma fruta típica do Cerrado brasileiro. Ela possui ferro, potássio, cálcio, vitaminas C, A, B1 e B2 e tem peso médio de 2 kg. O araticum ainda possui antioxidantes que auxiliam na prevenção de doenças degenerativas. Apresenta aroma forte, polpa doce e amarelada, sendo consumida in natura ou em forma de doces, sucos, iogurte, geleias e sorvetes.

7. Bacaba (Oenocarpus bacaba)

bacaba
Bacaba

Nativa da Amazônia, a partir desta fruta prepara-se o vinho que pode ser consumido com farinha de mandioca e açúcar. O óleo de bacaba é também muito utilizado na pele, especialmente por agir de forma nutritiva e revitalizante. É uma fruta rica em proteínas e carboidratos, sendo recomendada para atletas.

8. Banana (Musa sp.)

banana
Banana

Rica em minerais e vitaminas que auxiliam no sistema imunológico, a banana podem ser consumida fresca, cozida, frita, assada ou desidratada. Importante lembrar que existe uma grande variedade de bananas no mundo, no Brasil as mais conhecidas são: nanica, ouro, maçã, prata e da terra.

9. Biribá (Rollinia mucosa)

biribá
Biribá

Típica da Amazônia, o biribá é uma fruta de sabor suave e adocicado, sendo muito consumida em estado natural. Também é utilizada para preparação de sucos e sorvetes. O consumo do biribá auxilia no funcionamento intestinal e fortalece o sistema imunológico. É rica em vitamina C e potássio, além de apresentar proteínas, lipídeos, fibras e sais minerais.

10. Cacau (Theobroma cacao)

cacau
Cacau

De origem brasileira, da região Amazônica, o cacau é a matéria-prima do chocolate. Essa fruta é rica em fibras e minerais, como ferro, fósforo e cálcio. Também pode ser consumida como suco.

11. Cajá (Spondias mombin)

cajá
Cajá

O cajá é uma fruta rica em sais minerais. Com um sabor agridoce e uma polpa suculenta, ela auxilia no cansaço mental, estresse, insônia e inflamações na garganta. É rica em fibras que auxiliam no funcionamento do intestino, em vitaminas C e minerais que fortalecem os ossos.

12. Caqui (Diospyros kaki)

caqui
Caqui

Originário da China, o caqui possui vitaminas A, B1, B2 e E, além de cálcio, ferro e proteínas. Essa fruta tem a aparência muito semelhante a de um tomate. Pode ser consumida in natura, ou ainda em preparos de sobremesas, geleias e sorvete.

13. Carambola (Averrhoa carambola)

carambola
Carambola

Originária do Sudeste da Ásia, a carambola contém vitaminas A, B e C. Ela auxilia o sistema imunológico na defesa do organismo e ajuda a reduzir a taxa de glicose no sangue. Apresenta sabor agridoce, podendo ser utilizada em preparos doces e na composição de saladas.

14. Cereja (Prunus avium)

cereja
Legenda

Originária da Ásia, a cereja é uma fruta rica em vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas. Ela contribui para a redução do reumatismo, gota, artrite e dores musculares. Seu consumo pode ser in natura ou no preparo de compostas.

15. Cidra (Citrus medica)

cidra
Cidra

A cidra assemelha-se a um limão gigante sem forma regular e pode pesar até 5 kg. Possui as vitaminas A, B1, B2, B5 e C, além de ferro, fósforo e cálcio. É uma fruta que contém grande concentração de ácido cítrico. É muito utilizada para compotas doces.

16. Coco (Cocos nucifera L.)

coco
Coco verde e coco seco

O coco é uma fruta rica em gorduras boas, sais minerais e fibras. Sua polpa é branca e o interior com água. Ele pode ser consumido quando verde ou maduro. O coco possui duas partes comestíveis, o fruto e a água. Quando o coco está verde sua polpa apresenta consistência mole, sendo consumido de colher. Já quando está maduro (seco) é possível consumir em pedaços ou utilizar para extração de leite e óleo.

17. Cupuaçu (Theobroma grandiflorum)

cupuaçú
Cupuaçu

Típica da Amazônia, seu uso mais comum é em forma de cremes, sorvetes e sucos. De suas sementes é possível a fabricação de chocolate e doces. O consumo do cupuaçu é indicado como fonte de energia. Possui ácidos graxos que auxiliam na diminuição do colesterol, além de vitamina A e C, vitaminas B1, B2 e B3, fibras e sais minerais como cálcio, fósforo e selênio.

18. Figo (Ficus carica L.)

figo
Figo roxo

O figo é uma fruta que possui alto índice de açúcar, potássio, cálcio e fósforo. Rico em fibras, ele auxilia na redução do colesterol sanguíneo. Também combate as infecções respiratórias e inflamações devido às suas propriedades. Geralmente é consumido fresco ou em compotas e geleias.

19. Framboesa (Rubus idaeus)

framboesa
Framboesa

Originária da Europa e parte da Ásia, a framboesa é fonte de vitaminas, cálcio, fósforo e ferro. Essa fruta atua contra o envelhecimento celular e previne algumas doenças. Pode ser consumida in natura, na forma de chá e sucos.

20. Goiaba (Psidium guayava)

goiaba
Goiaba vermelha

Nativa da América Central, a goiaba é uma fruta bastante cultivada e apreciada no Brasil. Rica em vitamina C, ela possui vitaminas A, E e quase todas do complexo B, além de minerais, em menor quantidade. A goiaba é muito utilizada na fabricação de doces, sendo que a mais conhecida é a goiabada.

21. Groselha (Ribes rubrum)

groselha
Groselha

Originária da Europa e Ásia, a groselha é rica em vitamina C e potássio. Possui também cálcio, fósforo, ferro, enxofre, magnésio e proteínas. A fruta atua na prevenção contra o câncer, envelhecimento, inflamação e doenças neurológicas. A groselha é utilizada para fazer sucos.

22. Ingá (Inga edulis)

ingá
Ingá

Originária da Amazônia, a polpa da fruta envolve a semente, sendo consumida em estado natural. O ingá apresenta uma polpa branca e adocicada e é rica em sais minerais. Pode ser utilizado ainda como chá para cicatrizante e como xarope no tratamento de bronquite.

23. Jabuticaba (Myrciaria cauliflora)

Jabuticaba
Jabuticaba

A jabuticaba é uma fruta com casca cor roxa escura ou preta e interior branco. Com uma polpa suculenta, ela é rica em vitaminas do complexo B. A utilização da casca da jabuticaba é muito comum em chás, que auxiliam na redução e combate de inflamações e envelhecimento da pele. Pode ser consumida in natura, sorvete, geleias e licores.

24. Jaca (Artocarpus heterophyllus)

jaca
Jaca

Nativa da Ásia, a jaca possui cálcio, potássio, ferro, fósforo e vitaminas A, B e C. Essa fruta pode pesar até 15 kg. Seu consumo auxilia no combate a pressão alta e prevenção de doenças cardiovasculares. A alta quantidade de fibras favorece a digestão e contribui com transtornos digestivos.

25. Jambo (Syzygium jambos)

jambo
Jambo

Originário da Ásia, o jambo possui ferro, fósforo, proteínas, carboidratos e vitamina A, B1 e B2. Possui baixo valor calórico e fortalece o sistema imunológico. Com um gosto refrescante, ele é consumido de forma natural.

26. Jenipapo (Genipa americana L.)

jenipapo
Jenipapo

O jenipapo é uma fruta que tem alta concentração de ferro e cálcio. Apresenta suco de cor forte, que era utilizada pelos índios para pintar o corpo. Possui polpa suculenta, de aroma forte e sabor ácido e doce. A fruta é indicada para inflamações intestinais, anemia e asma.

27. Kiwi (Actinidia deliciosa)

kiwi
Kiwi

O kiwi é uma fruta rica em fibras e vitaminas. Considerado um alimento importante contra o câncer e proteção do DNA, a sua casca também pode ser consumida.

28. Laranja (Citrus sinensis)

laranja
Laranja

Rica em vitamina C, a laranja é uma fruta rica em ácido cítrico. Indicada para prevenir câncer, ela fortalece o sistema imunológico, reduz o colesterol e protege o coração. A laranja é consumida in natura, em forma de sucos e no preparo de sobremesas.

29. Limão (Citrus limon)

limão
Limão

Originário da Ásia, o limão é fonte de vitamina C e minerais. Ele contribui na melhoria da digestão, fortalece o sistema imunológico, ajuda a manter o peso e evita o envelhecimento precoce. É consumido como tempero de pratos salgados e também no preparo de sucos e sobremesas.

30. Maçã (Malus domestica)

maçã
Diferentes tipos de maçã

Originária da Ásia e Europa, a maçã é uma fruta que auxilia na prevenção de doenças. Possui vitaminas A, B1, B2, C e K, ferro e fósforo. Apresenta substâncias e nutrientes que auxiliam no sistema imunológico.

31. Mamão (Carica papaya)

mamão
Mamão

O mamão é uma fruta rica em vitaminas e minerais, como vitaminas C e E, cálcio, fósforo, ferro. Ele auxilia a digestão e combate a constipação intestinal, além de melhorar a aparência da pele. Os tipos mais comuns no Brasil são o formosa e o papaya.

32. Manga (Mangifera indica)

manga
Manga

Nativa da Índia, a manga possui quantidades significativas de açúcar, vitaminas e minerais. Ela é indicada para combater anemia devido sua alta concentração de ferro.

33. Mangaba (Hancornia speciosa)

mangaba
Mangaba

A mangaba é uma fruta típica do Cerrado, possui baixa caloria e vitaminas A, C, B1 e B2, além de proteínas, ferro, cálcio e fósforo. Ela auxilia no controle da pressão arterial e no sistema imunológico. Pode ser consumida in natura ou em forma de doces, sucos e sorvetes.

34. Maracujá (Passiflora edulis)

maracujá
Maracujá

Amplamente encontrado em regiões tropicais, o maracujá é muito conhecido pelo seu poder calmante. Possui vitaminas A, C e do complexo B, além de ferro, sódio, cálcio e fósforo. Tem um sabor ácido e pode ser consumido in natura e no preparo de sobremesas e sucos.

35. Melancia (Citrullus lanatus)

melancia
Melancia

Originária da África, a melancia é rica em água, o que a torna muito refrescante. Possui açúcar, cálcio, fósforo e ferro e apresenta capacidade antioxidante e anti-inflamatória.

36. Melão (Cucumis melo)

melão
Melão amarelo

Originário da África, o melão é uma fruta rica em água e possui quantidades significativas de cálcio, fósforo e ferro. É rico em vitamina A e C, que auxiliam na produção de colágeno e prevenção do envelhecimento.

37. Morango (Fragaria vesca)

morango
Morango

Originário da Europa, o morango possui vitaminas C, A, E, B5 e B6, além de cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio. Essa fruta é indicada para fortalecer o sistema imunológico e processos de cicatrização. Possui um sabor adocicado e ácido, podendo ser consumido in natura, em sucos e no preparo de sobremesas.

38. Pequi (Caryocar brasiliense)

pequi
Pequi

Fruto da planta nativa símbolo do Cerrado, o pequizeiro. O pequi é rico em vitamina A e C, sendo bastante apreciado na alimentação, tanto em pratos salgados quanto doces, além de licores.

39. Pera (Pyrus communis)

pera
Pera

A pera é uma fruta rica em sódio, potássio, ferro, magnésio e cálcio. Ajuda a melhorar a prisão de ventre, perder peso e controlar a diabetes. Além disso, ela contribui para o funcionamento do sistema imunológico.

40. Pêssego (Prunus persica)

pêssego
Pêssego

O pêssego é uma fruta rica em antioxidantes. Ele possui os minerais fósforo, magnésio, manganês, cobre, iodo e ferro, além de vitaminas A, C e do complexo B. Apresenta um sabor suave e adocicado, sendo consumido em sua forma natural ou ainda em compota.

41. Pitanga (Eugenia uniflora)

pitanga
Pitanga

A pitanga é uma fruta vermelha e de sabor adocicado e ácido. Apresenta como principais nutrientes o potássio, sais minerais e vitamina C. Ela é indicada para artrite, diarreia, febre, gota e reumatismo.

42. Pitaya (Hylocereus guatemalensis)

pitaya
Pitaya branca

Fruta exótica nativa da América Tropical, a pitaya apresenta uma polpa que pode ser branca ou roxa. Rica em proteínas, vitamina C, ferro e cálcio, ela possui propriedades digestivas. É consumida in natura, sucos, geleias e doces.

43. Pupunha (Bactris gasipaes)

pupunha
Pupunha

Típico da Amazônia, a pupunha é uma fruta rica em proteínas, carboidratos e minerais. Apresenta, ainda, alto teor de vitamina A. Seus nutrientes auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico. Seus frutos são cozidos com sal antes de serem consumidos.

44. Romã (Punica granatum L.)

romã
Romã

De origem asiática, o romã é uma fruta vermelha com interior repleto de sementes. Com sabor ácido, sua casca é utilizada no preparo de chá, auxiliando no tratamento de inflamações bucais e garganta. As sementes podem ser consumidas cruas.

45. Siriguela (Spondias purpúrea)

siriguela
Siriguela

Fonte de vitaminas A, B e C, a siriguela apresenta uma rica quantidade de cálcio, fósforo e ferro. Possui sabor doce e quando madura apresenta cor avermelhada. Essa fruta é utilizada no tratamento de anemias e auxilia o sistema imunológico.

46. Tâmara (Phoenix dactylifera)

tâmara
Tâmara

A tâmara tem origem no Golfo Pérsico, sendo uma fruta de sabor agridoce. Com uma cor avermelhada, ela é rica em carboidratos, fibras, potássio, ferro e cálcio. Ela auxilia na redução da pressão arterial, na saúde dos ossos e no alívio da prisão de ventre.

47. Tamarindo (Tamarindus indica)

tamarindo
Tamarindo

O tamarindo é uma fruta marrom de sabor doce e azedo. Ele é considerado um laxante natural, sendo muito utilizado na prisão de ventre. Pode ser feito consumo das folhas, flores e sementes.

48. Tangerina (Citrus reticulata)

tangerina
Tangerina

A tangerina é fonte das vitaminas A e C, além de sais minerais, como cálcio e fósforo. Contribui para evitar problemas cardíacos, colesterol alto, diabetes e hipertensão. Seu sabor é ácido e adocicado, sendo utilizado com frequência na produção de geleias.

49. Tucumã (Astrocaryum aculeatum)

tucumã
Tucumã

De origem amazônica, o tucumã apresenta alto teor de vitamina A, vitamina B1 e vitamina C. Ele é consumido em estado natural e também é utilizado para preparação de licor e sorvetes.

50. Uva verde (Vitis sp.)

uva
Uva verde e uva roxa

A uva verde possui vitamina C e do complexo B, sendo uma fruta rica em ferro, cálcio e potássio. Possui efeito antioxidante, anti inflamatório e atua na prevenção do câncer.

Importância e Benefícios das Frutas

O consumo de frutas fornece vitaminas, fibras e outras substâncias capazes de combater doenças, prevenir o envelhecimento e regular o funcionamento do organismo.

Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de três a cinco porções de frutas, conforme as necessidades da pessoa. Uma alimentação rica em frutas é fonte de saúde e bem estar.

A diversidade de frutas que temos disponível enorme. Temos as nativas, que são aquelas originárias do Brasil. As frutas exóticas, que não são encontradas com facilidade pela população. Mas, além delas temos frutas que são cultivadas no Brasil e fazem parte da alimentação do brasileiro.

Curiosidade: diferença entre fruto e fruta

O fruto é um termo da botânica usado para designar o ovário amadurecido da flor das angiospermas.

A fruta é um termo popular dado às partes comestíveis, geralmente suculentas e adocicadas, que se originam da flor.

Essas características diferenciam frutos e frutas, pois nem sempre as frutas se desenvolveram do ovário. Assim, nem toda fruta é um fruto verdadeiro.

Leia também sobre:

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.