Alimentos ricos em proteínas

Lana Magalhães

As proteínas são encontradas em alimentos de origem animal e vegetal. Porém, os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal.

As proteínas são as macromoléculas orgânicas, constituídas por unidades menores chamadas de aminoácidos.

Nem todos os aminoácidos são produzidos pelo organismo. Assim, a alimentação fornece aqueles que não são sintetizados e necessários para as funções biológicas.

O consumo diário de proteínas varia conforme o organismo de cada pessoa. Em geral, recomenda-se a ingestão de 0,8 a 1,2 gramas por quilo da pessoa.

Tabela de alimentos ricos em proteínas

As proteínas podem ser encontradas em alimentos de origem animal e vegetal. Confira uma lista com os alimentos e as respectivas quantidades de proteínas em cada um deles:

Alimento de origem animal Quantidade de proteínas em 100 g
Carne de frango 32,8 g
Carne bovina - Patinho 35,9 g
Carne bovina - Maminha 20,9 g
Carne bovina - Coxão mole 32,4 g
Peito de peru 32,8 g
Salmão 23,8 g
Sardinha 25 g
Camarão 24 g
Queijo 26 g
Ovo 13 g

Os alimentos de origem vegetal também são excelentes fontes de proteínas, confira na tabela a seguir alguns exemplos:

Alimentos de origem vegetal Quantidade de proteínas em 100 g
Soja 12,5 g
Aveia em flocos 13,9 g
Quinoa 12 g
Lentilhas 9,1 g
Tofu 8,5 g
Feijão 6,6 g

Em muitas frutas também é possível encontrar quantidades consideráveis de proteínas, como: abacate, amora, goiaba, ameixa, jaca, banana e maracujá. O mesmo é válido para alguns vegetais, por exemplo, brócolis, espinafre, couve e tomate.

Alimentos vegetais e proteínas
Vegetais ricos em proteínas

Qual a importância das proteínas na alimentação?

As proteínas são formadas por aminoácidos, um grupo de moléculas orgânicas divididas em essenciais e não essenciais. Os aminoácidos essenciais são aqueles que não são sintetizados pelo organismo e que precisam ser obtidos através da alimentação.

A construção de proteínas é fundamental para o organismo, pois elas são indispensáveis para muitas funções biológicas, tais como:

  • Fornecimento de energia;
  • Estruturação da célula;
  • Catalisador de funções biológicas, na forma de enzimas;
  • Construção de tecidos, músculos e tendões;
  • Coagulação sanguínea;
  • Defesa do organismo;
  • Produção de hormônios e neurotransmissores.

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Alimentos ricos em proteínas
Alimentos ricos em proteínas auxiliam na construção de músculos

O consumo de proteínas é indicado para os adeptos de musculação ou atividades físicas e que desejam o aumento da massa muscular. A proteína contribui para recuperação dos músculos lesionados, resultando no crescimento muscular, além da queima de gordura.

Porém, a dieta voltada para o aumento de massa muscular deve ser balanceada com o consumo de carboidratos. Uma dieta baseada apenas no alto consumo de proteínas não contribui para o aumento muscular e pode trazer problemas de saúde.

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Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.