Sais Minerais


Os Sais Minerais são substâncias inorgânicas essenciais para o bom funcionamento do corpo, porém, não são produzidas pelo ser humano. Encontrados em diversos alimentos, a ingestão desses minerais precisa ser em quantidades adequadas.

Na tabela abaixo estão listados os seguintes sais minerais: fósforo, ferro, magnésio, sódio, iodo, cálcio, flúor, potássio, zinco, selênio, manganês, cobre, enxofre, cromo, além de suas funções principais e as fontes alimentares onde são encontrados.

Importância dos Sais Minerais

SAL MINERALPRINCIPAIS FUNÇÕESALIMENTOS ONDE É ENCONTRADO
FÓSFOROComponente das moléculas de DNA e RNA, o fósforo auxilia na formação dos ossos e dos dentes.Encontrado no leite e derivados, ovos, carnes, peixe, repolho, ervilha, feijão e cereais.
FERROAuxilia na absorção e transporte de oxigênio no corpo.Vegetais verdes, leite, ovos, carnes, fígado, gema de ovo, aveia, feijão, pinhão, aspargos.
MAGNÉSIOAuxilia nas reações químicas celulares e nos processos enzimáticos.Legumes, hortaliças de folhas verdes, nozes, maçã, banana, figo, soja, gérmen de trigo, aveia, cereais, peixes, carnes, ovos, feijão.
SÓDIOAuxilia na contração muscular e regula o líquido do corpo.Sal de cozinha, ovos, carnes, verduras, algas marinhas.
IODOComponente de alguns hormônios importantes para o organismo, como por exemplo, da Tireoide.Frutos do mar, peixes, sal de cozinha iodado.
CÁLCIOAuxilia na calcificação e formação de ossos e dentes; coagulação do sangue, contração muscular.Leite e derivados, ovos, couve, espinafre, rúcula, brócolis, cereais.
FLÚORAuxilia na remineralização dos dentes, protegendo da formação de cáries.Verduras, carnes, peixes, arroz e feijão. É acrescentado na água encanada.
POTÁSSIOAuxilia na contração muscular e transmissão dos impulsos nervosos.Carne, leite, ovos, cereais, banana, melão, batata, feijão, ervilha, tomate, frutas cítricas.
ZINCOAuxilia no metabolismo da insulina.Carne, fígado, frango, peixe, mariscos, ovos, germe de trigo, ervilha, castanha do Pará.
SELÊNIOAuxilia no metabolismo de gorduras.Carnes, ovos, tomate, milho, cereais, frutos do mar.
MANGANÊSAuxilia nos processos enzimáticos.Cereais integrais, legumes, café, chás.
COBREAuxilia na produção de hemoglobina.Fígado, ovos, peixe, trigo integral, ervilhas, amendoim, feijão, cereais integrais, nozes.
ENXOFREAuxilia o metabolismo e estruturação das proteínas.Carnes, peixes, ovos, feijão, repolho, brócolis, cebola, alho, germe de trigo.
CROMOAuxilia no metabolismo da glicose.Carnes, mariscos, cereais integrais, levedo de cerveja.

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