Sais Minerais


Os Sais Minerais são substâncias inorgânicas essenciais para o bom funcionamento do corpo, porém, não são produzidas pelo ser humano. Encontrados em diversos alimentos, a ingestão desses minerais precisa ser em quantidades adequadas.

Na tabela abaixo estão listados os seguintes sais minerais: fósforo, ferro, magnésio, sódio, iodo, cálcio, flúor, potássio, zinco, selênio, manganês, cobre, enxofre, cromo, além de suas funções principais e as fontes alimentares onde são encontrados.

Importância dos Sais Minerais

SAL MINERAL PRINCIPAIS FUNÇÕES ALIMENTOS ONDE É ENCONTRADO
FÓSFORO Componente das moléculas de DNA e RNA, o fósforo auxilia na formação dos ossos e dos dentes. Encontrado no leite e derivados, ovos, carnes, peixe, repolho, ervilha, feijão e cereais.
FERRO Auxilia na absorção e transporte de oxigênio no corpo. Vegetais verdes, leite, ovos, carnes, fígado, gema de ovo, aveia, feijão, pinhão, aspargos.
MAGNÉSIO Auxilia nas reações químicas celulares e nos processos enzimáticos. Legumes, hortaliças de folhas verdes, nozes, maçã, banana, figo, soja, gérmen de trigo, aveia, cereais, peixes, carnes, ovos, feijão.
SÓDIO Auxilia na contração muscular e regula o líquido do corpo. Sal de cozinha, ovos, carnes, verduras, algas marinhas.
IODO Componente de alguns hormônios importantes para o organismo, como por exemplo, da Tireoide. Frutos do mar, peixes, sal de cozinha iodado.
CÁLCIO Auxilia na calcificação e formação de ossos e dentes; coagulação do sangue, contração muscular. Leite e derivados, ovos, couve, espinafre, rúcula, brócolis, cereais.
FLÚOR Auxilia na remineralização dos dentes, protegendo da formação de cáries. Verduras, carnes, peixes, arroz e feijão. É acrescentado na água encanada.
POTÁSSIO Auxilia na contração muscular e transmissão dos impulsos nervosos. Carne, leite, ovos, cereais, banana, melão, batata, feijão, ervilha, tomate, frutas cítricas.
ZINCO Auxilia no metabolismo da insulina. Carne, fígado, frango, peixe, mariscos, ovos, germe de trigo, ervilha, castanha do Pará.
SELÊNIO Auxilia no metabolismo de gorduras. Carnes, ovos, tomate, milho, cereais, frutos do mar.
MANGANÊS Auxilia nos processos enzimáticos. Cereais integrais, legumes, café, chás.
COBRE Auxilia na produção de hemoglobina. Fígado, ovos, peixe, trigo integral, ervilhas, amendoim, feijão, cereais integrais, nozes.
ENXOFRE Auxilia o metabolismo e estruturação das proteínas. Carnes, peixes, ovos, feijão, repolho, brócolis, cebola, alho, germe de trigo.
CROMO Auxilia no metabolismo da glicose. Carnes, mariscos, cereais integrais, levedo de cerveja.

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