Bicho-papão

Daniela Diana
Daniela Diana
Professora licenciada em Letras

O Bicho-papão é um dos personagens do folclore mais conhecidos da cultura popular infantil.

Esse “monstro” está presente nas histórias contadas em quase todos os povos do mundo. No Brasil, ele é conhecido em todas as regiões.

Lenda do Bicho-papão

O Bicho-papão está presente no imaginário de todas as crianças brasileiras. Desde pequenos ouvimos falar de um suposto monstro que aterroriza as crianças malcriadas e mal-educadas.

bicho papão

Esse “monstro” tem uma aparência assustadora e aparece no quarto das crianças desobedientes. Ele fica embaixo da cama, atrás da porta ou dentro do armário para assustá-las enquanto elas dormem.

Além disso, ele come as crianças teimosas. Com base nisso, surgiu seu nome (do verbo "papar", que é sinônimo de "comer").

Em algumas versões da lenda, o Bicho-papão permanece no telhado das casas, analisando o comportamento das crianças da residência.

Em relação à sua aparência não há um consenso. Para alguns trata-se de um monstro muito grande e gordo, que tem os olhos vermelhos. Para outros, ele possui formas que se assemelham às da Cuca.

Há ainda algumas versões que afirmam que o personagem tem o poder de mutação e assim sendo, se transforma em diversas formas animais.

Diferença entre o Bicho-papão e a Cuca

O Bicho-papão é muitas vezes confundido com a Cuca, outra personagem do folclore brasileiro. Ela é uma bruxa muito feia, com alguma idade, e que possui cabeça de jacaré.

Cuca
Cuca, um dos principais mitos do folclore

Ambos estão associados à desobediência das crianças. Contudo, enquanto a Cuca rapta as crianças malcriadas, o Bicho-papão aparece em suas casas para assustá-las.

As duas lendas apresentam um mesmo propósito educativo: as crianças têm de ser obedientes aos pais e respeitar as regras impostas.

Além da Cuca e do Bicho-papão, o Homem do saco também está presente no imaginário das crianças no Brasil. Essa figura da cultura popular leva um grande saco onde aprisiona as crianças desobedientes.

homem do saco
Homem do saco, personagem folclórico também conhecido como Papa-figo e Velho do saco

Quer saber mais sobre o Homem do saco e a Cuca? Confira os textos abaixo!

Música do Bicho-papão

Uma das canções de ninar mais conhecidas no Brasil é a “nana neném”, que faz referência ao Bicho-papão e à Cuca.

As crianças que não querem dormir na hora certa, são levadas pela Cuca ou devoradas pelo Bicho-papão:

"Nana neném
Que a Cuca vem pegar
Papai foi pra roça
Mamãe foi trabalhar

Bicho-papão
Sai do Telhado
Deixa esse neném
dormir sossegado
"

Curiosidades sobre o Bicho-papão

A história do Bico-papão é muito comum na Península Ibérica (Portugal e Espanha). Ainda que seja diferente no aspecto, ele possui a mesma finalidade: aterrorizar e comer as crianças desobedientes. Em Portugal existe uma canção de ninar sobre essa figura popular:

Vai-te embora ó papão,
de cima desse telhado,
deixa dormir o menino
um soninho descansado
.”

Filme sobre o Bicho-papão

Diversos filmes foram produzidos com o tema "Bicho-papão". Destaca-se “Meu Amigo Bicho-Papão” (em inglês, Don't Look Under the Bed) que foi lançado em 1999 e dirigido por Kenneth Johnson.

Quiz do Folclore

Ficou interessado em saber mais sobre o folclore? Então não perca os textos abaixo!

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.