Lenda do açaí

Carla Muniz

A lenda do açaí é uma lenda indígena que tem origem na Região Norte do Brasil.

Diz a lenda que, nessa região, havia uma tribo cujo número de habitantes era bastante elevado.

Por esse motivo, cada dia estava se tornando mais difícil conseguir uma quantidade de mantimentos suficiente para alimentar a todos.

Essa tribo indígena vivia no local onde hoje é a cidade de Belém, no estado do Pará.

pará mapa brasil
Localização do Pará no mapa do Brasil

Itaki, então cacique da tribo, se viu obrigado a tomar uma decisão um tanto radical e que deixou todos preocupados e chocados.

Como forma de controlar o número de habitantes, o cacique decidiu que todas as crianças que nascessem a partir de determinada data deveriam ser sacrificadas. Para ele, essa seria uma maneira de conter o aumento populacional de sua tribo.

Um dia, a medida drástica acometeu a própria família de Itaki. Sua filha Iaçã deu à luz uma criança que logo teve de ser sacrificada para fazer valer as decisões do próprio avô.

Iaçã sofreu demais com a morte da filhinha. Diz-se que ela passou dias e dias sem sair de sua oca, sofrendo e chorando sem parar por vários dias e noites.

Assim, Iaçã elevou os seus pensamentos a Tupã, divindade indígena, e pediu a ele que fizesse com que seu pai encontrasse outra maneira de resolver a questão da provisão de alimentos, sem que fosse necessário o sacrifício das crianças.

Tupã ficou muito sensibilizado com a dor da índia e decidiu que ajudaria Itaki a encontrar outra solução para o problema da tribo.

Foi então que, certo dia, Iaçã ouviu um choro de criança vindo de fora de sua oca. Ao sair, para sua surpresa e felicidade, avistou sua filhinha ao lado de uma palmeira.

Iaçã correu em sua direção e abraçou a menina que, misteriosamente, desapareceu nos braços da mãe.

Mais uma vez inconsolável, Iaçã chorou tanto durante a noite a ponto de perder as forças e acabar por falecer.

O corpo da filha de Itaki foi encontrado na manhã seguinte, abraçado à palmeira. Iaçã estava com um semblante sereno e parecia sorrir levemente. Seus olhos estavam abertos e direcionados ao topo da árvore.

açaí
Açaizeiro carregado de açaí

Ao observar a palmeira, Itaki percebeu que no local para onde os olhos de Iaçã estavam direcionados abundava um pequeno fruto escuro. Tratava-se do açaí.

O cacique mandou então que todos os frutos fossem colhidos. Com esses frutos, foi feito um suco de aspecto avermelhado e bastante espesso, que alimentou a população da tribo e findou a escassez de alimentos.

Origem do nome do fruto segundo a lenda

Conta-se que o nome do fruto foi uma homenagem que o cacique fez à sua filha.

A frondosa árvore e o seu fruto foram batizados de açaí, que é Iaçã ao contrário.

Desde então, o açaí passou a servir de alimento para toda a tribo do cacique Itaki e isso fez com que ele suspendesse a sua ordem de sacrificar as crianças nascidas para controlar o crescimento populacional e a consequente escassez de alimentos.

índia açaí
Índia alimentando seu filho com polpa de açaí

Curiosidades sobre o açaí

O açaí é um fruto comestível de cor roxo-escura, que consiste em uma pequena baga de formato arredondado e que cresce em uma palmeira de até 30 metros de altura.

açaizeiros
Plantação de açaizeiros

Você sabia que o o açaí pode ser usado tanto em iguarias salgadas quanto em iguarias doces? O consumo do açaí no Brasil pode variar bastante de região para região.

O Toda Matéria selecionou algumas das principais formas de consumo do fruto no Brasil. Confira!

Açaí no Norte e no Nordeste

No Norte e no Nordeste do Brasil, o açaí costuma ser consumido com farinha de mandioca ou com farinha de tapioca.

O fruto também é usado para preparar uma espécie de pirão para acompanhar pratos de peixe e/ou camarão.

Além disso, também se costuma utilizar o açaí para fazer uma espécie de purê que acompanha a carne de charque e a farofa de carne de charque.

açaí farinha de mandioca
Açaí com farinha de mandioca
açaí tapioca
Açaí com farinha de tapioca
açaí com peixe
Açaí com peixe frito
Açaí com charque
Açaí com carne de charque frita

Para enriquecer os seus conhecimentos sobre as culturas do norte e do nordeste do Brasil, não deixe de ler os conteúdos abaixo:

Açaí no Centro-oeste, no Sudeste e no Sul

Nas Regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil, o açaí costuma ser consumido misturado com xarope de guaraná, granola, frutas, leite condensado, jujuba, amendoim, leite em pó, caldas de sorvete e paçoca, entre outros.

açaí com frutas
Açaí com frutas e granola
açaí confeitos
Açaí com jujuba, chocolate, amendoim e outros confeitos

Para enriquecer os seus conhecimentos sobre as culturas do sudeste, do centro-oeste e do sul do Brasil, não deixe de ler os conteúdos abaixo:

Quiz do folclore

Não pare por aqui! O Toda Matéria selecionou uma série de textos riquíssimos sobre as lendas brasileiras e o folclore para ajudar você a ampliar os seus conhecimentos.

Carla Muniz
Carla Muniz
Professora, lexicógrafa, tradutora, produtora de conteúdos e revisora. Licenciada em Letras (Português, Inglês e Literaturas) pelas Faculdades Integradas Simonsen, em 2002.