Alamoa

Juliana Bezerra

Alamoa é uma criatura feminina que seduz marinheiros e pescadores desavisados nas praias de Fernando de Noronha.

A história é originária do arquipélago, mas faz parte do folclore das mulheres sedutoras que perseguem os homens como as sereias e iaras.

Lenda da Alamoa

alamoa lenda

Diz a lenda que a Alamoa é uma linda mulher branca, de cabelos loiros e alta que mora no Pico, localizada no morro do mesmo nome. Em noites escuras, ela sai completamente nua para seduzir os homens que cruzam no seu caminho.

Ao vê-la, os passantes não conseguem resistir aos seus encantamentos e a seguem enfeitiçados à sua morada. Quando vencem os 323 metros de altura do Pico, a Alamoa se transforma numa caveira e aprisiona o infeliz que a acompanhou. Outras versões comentam que ela os joga do penhasco do Pico.

O único modo de quebrar a magia da Alamoa é a luz dos raios, pois ela os teme e tem que fugir de volta para sua escura caverna.

Há versões que dizem que a Alamoa só deixa sua casa às sextas-feiras. Sob pretexto que ela precisa de ajuda para encontrar um tesouro, a Alamoa convida os homens para entrar. Uma vez ali dentro, dá-se a transmutação e o imprudente nunca mais é visto.

Significado da Palavra

“Alamoa” é uma corruptela do feminino da palavra “alemão”. Outra variação é “alemoa”.

Para os habitantes do Nordeste brasileiro, uma mulher com estas características físicas só poderia ser alemã.

Origem da Alamoa

Alguns estudiosos afirmam que a história da Alamoa teria chegado com as invasões holandesas por conta do seu aspecto. No entanto, não há nenhum documento que o comprove.

Quiz do Folclore

Quer conhecer mais sobre o folclore do nosso país? Leia:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.