Barba Ruiva

Juliana Bezerra

Barba Ruiva é um homem encantado que mora na lagoa de Parnaguá, no Piauí, o qual é capaz de se transformar em menino, moço e velho ao longo do dia.

Abandonado pela mãe ao nascer, ele se aproxima das moças na esperança de que uma delas quebre o feitiço.

Lenda do Barba Ruiva

Lenda da lagoa de Parnaguá
Aparência do Barba Ruiva ao meio-dia

Conta-se que uma senhora viúva morava com suas três filhas. Um dia, umas delas começou a se sentir mal, com enjoos e cansaço. Todos pensavam que ela estava doente, mas na verdade, a menina estava grávida do namorado que havia sumido.

Por isso, ela decide ter o seu filho sozinha na mata. Quando o menino nasceu, ela o coloca numa bandeja de cobre e a joga no rio.

Ao ver o gesto da mãe, a Iara, guardiã das águas, fica indignada e da sua ira começa uma grande enchente que cobre toda a mata e as casas do lugar, dando origem à lagoa de Parnaguá.

Passado algum tempo, os habitantes começam a escutar um choro de bebê vindo do fundo da lagoa.

Posteriormente, as lavadeiras que trabalhavam na beira da lagoa viam um menino pela manhã. Quando voltavam à tarde, davam com um homem adulto, de barba ruiva, que tentava beijá-las e abraçá-las. Por fim, ao entardecer viam um velho com barba branca.

Era o “Barba Ruiva”, o menino que fora abandonado, mas acolhido pela Iara. Ele tenta desesperadamente aproximar-se de uma moça que seja corajosa para libertá-lo do seu encanto, jogando água benta sobre sua cabeça.

Origem da Lenda

A história do Barba Ruiva é uma mescla de tradições indígenas com histórias trazidas pelos portugueses, pois existiu, de verdade, um almirante chamado Barba Ruiva.

Seu nome verdadeiro era Khizr Reis, nascido na Grécia em 1470 e falecido no Império Turco, em 1456. Barba Ruiva conquistou e dominou o Mar Mediterrâneo para o Império Turco-Otomano durante o século XVI.

Também podemos ver a influência dos costumes cristãos quando se afirma que o encanto somente seria quebrado com água benta.

Leia mais:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.