Lenda da Cuca


A Cuca é uma personagem do folclore brasileiro. Trata-se de uma bruxa velha com aparência assustadora que possui cabeça de jacaré e unhas imensas. Dona de uma voz assustadora, a Cuca rapta as crianças desobedientes.

Reza a lenda que a bruxa Cuca dorme uma vez a cada sete anos. Por isso, os pais tentam convencer as crianças a dormirem nas horas corretas pois, do contrário, serão levadas pela Cuca.

Cuca personagem

Origem da Lenda da Cuca

Acredita-se que a Lenda da Cuca tenha origem no folclore galego-português baseada na criatura "Coca", que significa "crânio, cabeça".

A "Coca" é um fantasma ou um dragão comedor de crianças desobedientes que fica à espreita nos telhados das casas, e as rapta depois de fazerem alguma malcriação.

A Cuca no Sítio do Pica-Pau Amarelo

A figura da Cuca no Brasil está associada à descrição feita por Monteiro Lobato (1882-1948) na obra “Sítio do Pica Pau Amarelo”. Com direção da Globo, o "Sítio" foi posteriormente adaptado para a televisão.

Cuca no sítio do pica pau amarelo

Nessa versão televisiva, a Cuca é um jacaré com cabelos amarelos e que vive numa caverna, onde faz poções mágicas. Interessante notar que nesse contexto, ela colabora com o saci-pererê, um dos personagens mais emblemáticos do folclore brasileiro.

Leia também:

Músicas da Cuca

Uma das mais conhecidas cantigas de ninar assinala a presença desse ser mitológico e malvado. Muitas vezes, a Cuca é confundida com o Bicho-papão. Isso porque ambos personagens possuem o mesmo propósito educativo:

Nana neném

Nana neném que a Cuca vem pegar,
papai foi pra roça, mamãe foi trabalhar.
Bicho-papão, saia do telhado,
deixe a/o (nome) dormir sossegada/o

Além desta, a cantora brasileira Cássia Eller produziu uma canção inspirada nessa personagem do folclore:

A Cuca Te Pega (trechos)

Cuidado com a Cuca que a Cuca te pega
E pega daqui e pega de lá
Cuidado com a Cuca que a Cuca te pega
E pega daqui e pega de lá

A Cuca á malvada e se fica irritada
A Cuca é zangada, cuidado com ela
A Cuca é matreira e se fica zangada
A Cuca é danada, cuidado com ela

A Cuca nas Artes

A artista brasileira modernista Tarsila do Amaral (1886-1973) produziu em 1924 uma obra baseada nessa personagem. Atualmente, ela está exposta no Museu de Grenoble, na França.

Cuca Tarsila do Amaral
A Cuca de Tarsila do Amaral (óleo sobre tela, 1924)

Leia também sobre outras lendas do folclore brasileiro: