Bossa Nova

Laura Aidar

A Bossa Nova foi um movimento da música popular brasileira que surgiu no final dos anos 50, caracterizado por forte influência do samba carioca e do jazz norte-americano.

História da Bossa Nova

A bossa nova desponta em meio ao processo de urbanização e industrialização no Brasil, no governo de Juscelino Kubitschek (1902-1976).

Nessa época, estavam em vigor o Plano de Metas e a Política Desenvolvimentista, realçados pelo lema "cinquenta anos em cinco", que tinha como propósito o crescimento econômico do país.

O movimento surge entre músicos jovens da classe média carioca, que se reuniam com o intuito de experimentar e inovar nas composições.

Em 1958, o lançamento do compacto de João Gilberto, um dos maiores representantes da bossa nova, consolida o estilo musical.

joão gilberto
João Gilberto em apresentação junto com a filha Bebel Gilberto

O movimento da Bossa Nova durou pouco mais de uma década, terminando em 1966.

Posteriormente, aparece outro estilo, a MPB (Música Popular Brasileira), que valoriza e se referencia na bossa nova.

Importante ressaltar que o término do movimento não significou o fim da criação musical seguindo essa linha, uma vez que muitos compositores e músicos atualmente buscam unir os tons melódicos e o samba brasileiro.

Origem do termo "Bossa nova"

O termo "Bossa" foi utilizado pela primeira vez numa canção composta por Noel Rosa, Coisas Nossas, na década de 1930. Na letra, Noel diz: "O samba, a prontidão e outras bossas, são coisas nossas".

A expressão era uma gíria utilizada para se referir a um "jeito de fazer as coisas". Dessa forma, os artistas se apropriaram do termo "bossa nova" para sugerir que estavam compondo e cantando de uma nova maneira.

Características e músicas da Bossa Nova

As características da Bossa Nova podem ser apontadas como:

  • tom coloquial na voz;
  • temas cotidianos;
  • voz mais baixa, quase como sussurros;
  • harmonias de samba;
  • invenções melódicas de jazz.

Uma das músicas mais marcantes desse movimento, e que ficou conhecida mundialmente, é Garota de Ipanema, composta por Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim em 1962.

A história da canção é verídica, inspirada na modelo brasileira Helô Pinheiro, a moça bonita que passava na orla da praia de Ipanema no Rio de Janeiro.

Além dessa, a música Chega de Saudade, também composta pela dupla Tom e Vinícius, marcou época.

Vale lembrar que a canção que assinalou o fim do movimento da Bossa Nova no Brasil é Arrastão, de Vinícius de Moraes e Edu Lobo.

Outras músicas que fizeram muito sucesso na época e são importantes obras brasileiras: Eu Sei Que Vou Te Amar, Se Todos Fossem Iguais a Você, Águas de março, Samba de uma nota só, O barquinho, Desafinado, Outra Vez, Coisa mais linda, Corcovado, Insensatez, Maria Ninguém, O Pato, Lobo Bobo, Saudade fez um Samba, dentre outras.

Músicos importantes da Bossa Nova

Além de João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes foram figuras essenciais para o desenvolvimento desse estilo musical.

Outros músicos e compositores também aderiram ao estilo, alguns deles são:

  • Dorival Caymmi
  • Edu Lobo
  • Francis Hime
  • Marcus Valle
  • Paulo Valle
  • Carlos Lyra
  • Ronaldo Bôscoli
  • Nara Leão
  • Bebel Gilberto
  • Baden Powell
  • Nelson Motta
  • Wilson Simonal

João Gilberto

João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, conhecido como João Gilberto, foi um dos maiores expoentes da Bossa Nova no Brasil, considerado pioneiro nessa vertente.

O músico nasceu em Juazeiro, Bahia, no dia 10 de junho de 1931. Faleceu em 6 de julho de 2019, no Rio de Janeiro.

Figura genial, João Gilberto foi compositor, cantor e violonista. Algumas de suas composições, são: Desafinado, Bim Bom, Acapulco, Hô-Bá-Lá-Lá, Um abraço no Bonfá, Japão (Je Vous Aime Beaucoup?), Glass Beads, Minha saudade, dentre outras.

Selecionamos um vídeo que mostra o músico apresentando Desafinado, veja:

Tom Jobim

Um dos criadores do movimento da Bossa Nova, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, conhecido por Tom Jobim, nasceu no Rio de Janeiro em 25 de janeiro de 1927. Faleceu em Nova Iorque, no dia 8 de dezembro de 1994.

Dedicado à música, Tom Jobim foi compositor, pianista, maestro, cantor e violonista.

Algumas de suas composições mais emblemáticas, são: Garota de Ipanema, Eu sei que vou te amar, Águas de março, Pela luz dos olhos teus, Samba do Avião, dentre outras.

Veja esse vídeo de Tom Jobim cantando Águas de Março ao lado da cantora Elis Regina.

Vinícius de Moraes

Um dos fundadores do movimento da Bossa Nova, junto a João Gilberto e Tom Jobim, Marcus Vinícius de Moraes, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de outubro de 1913. Ele faleceu em sua cidade natal, no dia 9 de julho de 1980.

Personalidade de vários talentos, Vinícius foi poeta, compositor, diplomata, dramaturgo e jornalista.

Algumas de suas composições: Soneto de Fidelidade, Aquarela, Samba da benção, A Felicidade, A Casa, O Girassol, dentre outras.

Confira uma gravação da música Samba da benção.

Curiosidades sobre a bossa nova

  • Em 2005, a música Garota de Ipanema foi considerada, pela Biblioteca do Congresso norte-americano, como uma das 50 grandes obras musicais da humanidade.
  • O Dia Nacional da Bossa Nova é comemorado em 25 de janeiro, data de aniversário de Tom Jobim.
  • Tom Jobim foi considerado o maior expoente de todos os tempos da música brasileira pela revista Rolling Stone.

Para conhecer também sobre outros temas da cultura brasileira, leia:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2007 e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design, localizada em São Paulo, em 2010.