Notas Musicais


As Notas Musicais são sete: MISOLSI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas.

Como um alfabeto musical, permitem agregar as frequências dos sons, viabilizando a composição musical ou, em outras palavras, uma combinação que gera melodia.

Essa classificação, a que se dá o nome de “notação musical”, foi inventada pelo monge e regente italiano Guido D'Arezzo (992-1050). A notação foi inspirada no “Hino a São João Batista”, cuja inicial de cada verso corresponde a uma nota musical.

Em inglês e em alemão, em vez dos monossílabos, são usadas as 7 primeiras letras do alfabeto, as quais apresentam a seguinte correspondência:

A = LÁ, B = SI, C = DÓ, D = RÉ, E = MI, F = FÁ, G = SOL ou H = SOL, em alemão.

Notas Musicais no Violão

Notas Musicais

Notas Musicais no Teclado

Notas Musicais

Símbolos Musicais

Além das notas, existem ainda símbolos musicais muito importantes. Chamados de claves, existem três tipos:

Notas MusicaisClave de sol Notas MusicaisClave de dó Notas MusicaisClave de fá

Escrita Musical

As notas musicais são representadas na partitura, que é um conjunto de cinco linhas (pautas ou pentagramas).

Imagem de uma partituraExemplo de uma partitura

Mas essa não é a única forma de representá-las. Há também:

Cifra, que é uma combinação de sinais.

Imagem de cifra

Tablatura, que é a imagem que representa os dedos nos instrumentos musicais.

Imagem de uma partitura

Após a invenção das notas musicais como conhecemos, no século XI, foi criada uma forma de medição da duração das mesmas, a qual recebeu o nome de mensuralismo. A partir dessa técnica, criada no século XII, foi possível representar a música graficamente.

Características Sonoras

Altura

A altura do som permite classificar a frequência das ondas sonoras. Desta maneira, os sons graves são considerados de baixa frequência, enquanto os sons agudos são os de alta frequência.

Intensidade

A intensidade do som está intimamente relacionada ao volume das ondas sonoras. Em outras palavras, a intensidade do som é uma característica sonora relativa ao nível da pressão e da energia presente nas vibrações das ondas sonoras.

Duração

A duração da música está pautada na quantidade de tempo em que ocorre um fenômeno musical. Assim, a duração é um intervalo de tempo de uma nota musical ou o tempo entre duas notas (pausa).

Timbre

O Timbre é uma característica musical que nos permite classificar a fonte de uma nota musical. Basta ouvir a mesma nota musical em instrumentos diferentes, como o violino e o piano, e o resultado será a percepção de timbres diferentes.

Escala

A escala musical é a frequência ordenada do som, isto é, o conjunto das sete notas musicais, com a repetição da primeira. (Do-Re-Mi-Fá-Sol-Lá-Si-Do). Além disso, a escala musical pode ser ascendente e descendente dependendo da frequência vibratória dos sons.

Leia também: