Gêneros Musicais Brasileiros

Laura Aidar

No Brasil, a população possui uma relação intensa com a música. O povo brasileiro, de forma geral, é bastante musical, apreciando essa forma de arte em seu dia a dia e nos momentos de lazer.

O país é muito diverso e heterogêneo culturalmente, e apresenta distintos estilos musicais dependendo da região. Entretanto, alguns se destacam e fazem sucesso em todo território.

Confira abaixo a história, as principais características e os maiores representantes dos principais gêneros musicais do Brasil.

Sertanejo

Almir Sater, Renato Teixeira, Sergio Reis
Os artistas Almir Sater, Renato Teixeira e Sérgio Reis são grandes nomes da música sertaneja raiz

O estilo de música sertaneja teve sua origem no Brasil a partir da década de 1910. Ela foi produzida por compositores do campo e da cidade utilizando principalmente a viola caipira. Chamada também de embolada ou moda de viola, esse gênero musical se segmentou em diversos tipos:

  • Sertanejo raiz (ou música caipira)
  • Sertanejo romântico
  • Sertanejo dançante
  • Sertanejo universitário

Hoje em dia, o sertanejo universitário é o tipo de música mais ouvido no Brasil. Nos anos 90, esse gênero ganhou muita projeção com algumas duplas, como Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo, entre outros. A partir dessa época, outras duplas surgiram e consolidaram ainda mais o sertanejo no país.

Recentemente, duplas de mulheres têm surgido e feito sucesso na cena da música sertaneja, trazendo também temas do universo feminino para esse estilo musical.

MPB (Música Popular Brasileira)

Caetano Veloso Festival Record
Festival da Record (1967) foi importante para revelar novos talentos. Aqui, Caetano Veloso apresenta a música Alegria, Alegria

A MPB - sigla para Música Popular Brasileira - é um dos gênero musicais mais apreciados no Brasil e também internacionalmente. Surgiu em meados da década de 1960 como um desdobramento da bossa nova e apresentava influência de diversos estilos musicais, na busca de criar um genuinamente nacional.

Com o Golpe Militar de 1964, esse tipo de música também se constitui um forte instrumento de luta contra a repressão. Com um conteúdo contestador, as músicos se posicionavam de maneira contrária às injustiças sociais e à ditadura imposta no país.

Os artistas Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil, nomes muito importantes na história da MPB e no contexto sócio-político da época, foram obrigados a se exilar.

Outros artistas notáveis são Elis Regina, Djavan, Milton Nascimento, Gal Costa, Maria Bethânia e muitos outros.

Leia mais sobre esse gênero musical:

Samba

Samba Carybé
Roda de Samba - obra do artista Carybé

O samba é um tipo de música inteiramente brasileiro, criado sobretudo pelos negros a partir de influências africanas no período colonial.

Por bastante tempo foi visto como uma cultura inferior, marginalizada por conta de suas origens. Entretanto, como sempre fez parte da identidade do povo brasileiro, esse estilo de música (e de dança também) resistiu e segue forte no país, sendo que hoje o samba de roda baiano e o samba carioca foram elevados a patrimônio imaterial brasileiro.

Ao longo dos anos esse gênero musical também sofreu várias subdivisões, resultando em:

  • Samba de Roda
  • Pagode
  • Samba de Partido Alto
  • Samba-enredo
  • Samba-canção
  • Samba-exaltação
  • Samba de Breque
  • Samba de Gafieira

São muitos os cantores e compositores que fazem samba. Alguns nomes importantes desse gênero são: Arlindo Cruz, Alcione, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Paulo César Pinheiro, Clara Nunes, entre outros.

Forró

Forró
Xilogravura retratando o forró

O estilo de música e de dança forró é uma manifestação cultural típica da região Nordeste e muito tocada na época das festas juninas e quadrilhas.

Apreciada em todo o Brasil, foi disseminada pelo país através dos migrantes nordestinos que saíam de seu lugar de origem em busca de melhores condições de vida, principalmente na década de 1960 e 1970.

Segundo o historiador e antropólogo Câmara Cascudo, o termo forró provém da palavra "forrobodó", que significa divertimento, farra.

O forró tem como base instrumental a zabumba, o triângulo e a sanfona; é subdividido nos ritmos xote, baião e xaxado. Com o tempo também se incluiu outros instrumentos e características a esse tipo de música, o que gerou ainda o forró universitário e eletrônico, surgidos na década de 1990.

Como representantes do forró tradicional temos os artistas Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.

Rock

Cassia Eller
Cássia Eller é um dos grandes nomes do rock nacional.

O rock é um gênero musical que faz bastante sucesso no Brasil.

Surgido nos EUA nos anos 50, esse estilo foi incorporado por artistas brasileiros a partir da década de 1960 e conta com a presença de instrumentos como bateria, guitarra elétrica e baixo.

Com sucessos interpretados por Celly Campello e mais tarde por cantores da chamada Jovem Guarda - como Roberto Carlos, Erasmos Carlos e Wanderléa - eram músicas que animavam sobretudo os jovens, com letras românticas e ritmos frenéticos.

Já nos anos 70, surgiram outros grupos e artistas que usavam essa linguagem musical. É o caso de Raul Seixas, Secos e Molhados e Os Mutantes.

Anos mais tarde, a cena do rock nacional ganhou contornos mais urbanos e trazia letras que falavam sobre o cotidiano, com bandas e cantores como Legião Urbana, Barão Vermelho, Titãs, Cássia Eller, entre outras.

Curiosidades

curiosidades musica

  • Celebra-se o Dia Mundial do Rock em 13 de julho. A comemoração teve origem em 1985, quando ocorreu o megaevento Live Aid, realizado nesse dia. O festival teve lugar na Inglaterra, EUA, Austrália, Rússia e Japão e tinha como objetivo angariar fundos em combate à fome na Etiópia.
  • O Dia do Sertanejo é festejado em 3 de maio. Há 55 anos a Radio Aparecida presta uma homenagem ao povo do campo e ao costumes dos violeiros em visitar Aparecida, demostrar sua fé e tocar sua música.
  • O samba possui o dia 2 de dezembro reservado para sua celebração. Tal data surgiu por iniciativa de Luis Monteiro da Costa, vereador baiano. A escolha foi uma homenagem a Ary Barroso, importante sambista, que teria visitado a Bahia pela primeira vez nesse dia.
  • No Brasil, é celebrado em 13 de dezembro o Dia Nacional do Forró, data de nascimento do sanfoneiro Luiz Gonzaga.
  • O Dia Nacional da MPB acontece anualmente em 17 de outubro. Essa é uma homenagem à compositora Chiquinha Gonzaga, nascida nessa data em 1847, no Rio de Janeiro.

Leia mais:

Laura Aidar
Laura Aidar
Laura Aidar é licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2007. Formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design de São Paulo (2010).